Londrina: ônibus envolvido em acidente com 15 veículos não tinha falhas, aponta laudo

Publicado em 25 out 2022, às 13h50. Atualizado às 13h52.

A empresa Volvo realizou o laudo do acidente com o ônibus da Londrisul, que se envolveu em um acidente com 15 veículos, no centro de Londrina, no dia 1º de setembro, e apontou que não houve falha técnica no veículo, o que reforçaria a decisão da concessionário Londrisul, que acabou demitindo o motorista por justa causa.  

O acidente aconteceu na rua Benjamin Constant e a suspeita inicial é de que um problema no freio teria provocado as colisões com 11 carros, três motos, além do ônibus. Três pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança, que ficou presa dentro de um dos carros.

Mas, o ofício da Londrisul com base no laudo, que foi encaminhado para a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) no dia 6 de outubro, afirma que a Volvo não encontrou “anormalidade eletrônica ou mecânica no acelerador” e ainda “sem sinal de travamento”.

“Ou seja, a fabricante conclui, de maneira técnica e inquestionável, que o motorista não ativou o freio no momento em que o veículo estava sofrendo a aceleração que se constatou naquele evento”, afirma o ofício da Londrisul    

O Sinttrol (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina) informou que pode solicitar um laudo “independente” e deve recorrer da demissão por justa causa do motorista.