Procon orienta passageiros paranaenses sobre greve de pilotos e comissários

por Leandro Bernardi
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 20 dez 2022, às 18h51.

A greve de pilotos e comissários de aviões que foi anunciada nesta segunda-feira (19) pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) deve complicar a vida de quem tem viagens marcadas para as festas de final de ano. Para ajudar os passageiros paranaenses a evitarem complicações com as companhias aéreas ou agências de turismo, o Procon estadual publicou uma série de orientações.

Veja também:

O Procon-PR orienta que todas as pessoas que se sentirem lesadas devem procurar a companhia aérea ou as agências de viagens para conhecer as soluções oferecidas, já que as agências e companhias aéreas têm que fornecer assistências aos consumidores.

O órgão de defesa do consumidor pode ser acionado caso não haja uma resposta satisfatória por parte do fornecedor dos serviços contratados.

Em situações ocorridas com os consumidores já no aeroporto, eles têm direito a apoio material como alimentação, comunicação e hospedagem por conta da empresa. 

O Procon-PR aconselha aos passageiros a guardarem todos os comprovantes para comprovação de eventuais gastos em decorrência dos atrasos e cancelamentos.

Greve de pilotos e comissários

A greve foi aprovada por pilotos e comissários na última quinta-feira (15) e teve início nesta segunda-feira (19). Os pilotos e comissários devem cruzar os braços todos os dias entre as 6h e 8h. Os trabalhadores rejeitaram em votação virtual realizada no fim de semana a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entre os 5,7 mil votantes, 76,4% rejeitaram o oferecido pela mediação do tribunal.

Greve afeta aeroporto Afonso Pena

Apesar Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, não aparecer na lista divulgada pelo sindicato, voos foram afetados com atrasos na manhã desta segunda-feira (19). De acordo com painel de tráfego do aeroporto, uma aeronave com destino a São Paulo foi afetada.