Anéis de Saturno podem 'desaparecer' por conta de raro fenômeno
No início de 2025, um raro fenômeno astronômico vai tornar os anéis de Saturno invisíveis. No entanto, esse desaparecimento não é por completo.
O fato dos anéis desaparecerem se deve a uma ilusão de ótica, causada pela maneira como Saturno se posiciona em relação à Terra e ao Sol.
Devido à inclinação específica da órbita de Saturno, os anéis ficam alinhados com a Terra, tornando praticamente invisíveis aos olhos humanos.
O evento é raro e é conhecido como "cruzamento dos anéis", ocorrendo aproximadamente a cada 15 anos, quando Saturno atinge um ponto específico de sua órbita.
A previsão é para que o fenômeno ocorra novamente em março de 2025 e, segundo informações da CNBC, pode repetir em novembro do mesmo ano.
Os anéis de Saturno são formados por partículas de gelo e rocha, e a estrutura fina e extensa pode parecer desaparecer de tempos em tempos.
Embora os anéis de Saturno fiquem "invisíveis" temporariamente para nós na Terra, eles continuarão a existir normalmente.
O fenômeno é uma oportunidade única para astrônomos e entusiastas observarem uma das peculiaridades mais interessantes do sistema solar.
Produção: RIC.com.brWeb stories: Lucas NovakSupervisão: Isadora MendesFonte: Tech ao Minuto