Asteroides, cometas, meteoritos e meteoros: qual a diferença?
Asteroide: é um pequeno corpo rochoso ou metálico que orbita o Sol, principalmente no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. É composto por rochas e metais. São remanescentes da formação do sistema solar.
Cometa: é um corpo celeste composto principalmente de gelo, poeira e gases, que desenvolve uma cauda quando se aproxima do Sol. É composto por gelo, poeira e gases voláteis. Geralmente originam-se nas regiões mais distantes do sistema solar.
Meteoro: é um fenômeno luminoso que ocorre quando um meteorito entra na atmosfera terrestre, gerando um brilho devido ao atrito com o ar. Sua composição é resultado da queima do meteorito devido à intensa fricção com o ar.
Meteorito: é um fragmento de asteroide ou cometa que atinge a Terra após entrar na atmosfera. Pode ser rochoso, metálico ou uma combinação dos dois. Proveniente do espaço exterior, penetra na atmosfera da Terra e atinge a superfície.
Esses corpos celestes desempenham papéis diferentes no sistema solar e têm características distintas com base em sua composição, localização e interação com o Sol e outros corpos celestes.