Cientistas descobrem planeta que chove vidro e tem cheiro de ovo podre

O exoplaneta HD 189733 b possui traços de sulfeto de hidrogênio, as moléculas responsáveis pelo cheiro ruim de ovo podre, segundo os cientistas. A descoberta aponta ainda que o planeta tem o mesmo cheiro dos gases de flatulência produzidos pelos humanos, ou seja, o planeta fede a “pum”. A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos.

O exoplaneta descoberto em 2005, está a 64 anos-luz da Terra, e para estuda-lo os pesquisadores utilizaram dados do Telescópio Espacial James Webb. 

Com a temperatura em torno de 1.000 °C e uma chuva feita de vidro, esse fatores acontecem no exoplaneta por causa da proximidade com o sol e por ser formado quase totalmente por gases.

Para o astrofísico da Johns Hopkins que liderou a pesquisa, Guangwei Fu, o planeta é muito quente e por isso os pesquisadores não esperam encontrar vida. “Encontrar sulfeto de hidrogênio é um trampolim para encontrar essa molécula em outros planetas e entender melhor como os diferentes tipos de planetas se formam”, disse Fu, para a BBC.

Produção: RIC.com.br Web stories: Jessica de Holanda Fonte: BBC News Brasil Supervisão: Mariana Becker

Leia mais em nosso portal: