Como surgiu o Dia Internacional da Mulher? Entenda origem e história
O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março, e a data celebra conquistas femininas ao longo dos anos, e também é usada como momento de protesto e alerta de problemas existentes.
A data é comemorada no dia 8 de março, pois nesta mesma data, em 1917, milhares de mulheres se reuniram em um protesto que reivindicava melhores condições de trabalho e vida, na Rússia.
Cerca de 90 mil operárias foram para as ruas protestar pelos direitos de melhores condições de trabalho e vida, mas também outros manifestantes lutavam contra dificuldades decorrentes da 1ª Guerra Mundial (1914-1918).
Em 1908 aconteceu uma greve de mulheres que trabalhavam em uma fábrica em Nova Iorque (EUA). Elas reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária e aumento de salários, pois recebiam muito menos que os homens.
No dia 25 de março de 1911, um incêndio nesta mesma fábrica nos Estados Unidos matou 146 mulheres, a maioria imigrantes judias e outras menores de idade.
O protesto da Rússia e a greve nos Estados Unidos compartilhavam o mesmo objetivo: a busca pelo direito das mulheres.
Em homenagem à luta feminina, em 1975, a ONU instituiu oficialmente o Dia Internacional da Mulher na data de 8 de março, relacionando à greve das operárias russas em 1917.