Conheça 9 clubes que foram rebaixados no ano do centenário
Além do Athletico, que foi rebaixado no último domingo, outros times também já caíram de divisão no ano histórico de seus clubes.
O Coritiba, rival histórico do Athletico, passou pela mesma situação em 2009. Após um empate contra o Fluminense na última rodada, a torcida depredou o estádio e tentou agredir o árbitro em revolta.
O Grêmio Esportivo Brasil, conhecido como Brasil de Pelotas, também foi rebaixado no centenário. Em 2011, o clube ficou na última colocação no grupo D da Série C, disputado contra Chapecoense, Joinville, Caxias e Santo André.
Em 2012, dois times passaram por essa dificuldade. O clube mineiro Tupi caiu da Série C após ficar na última colocação, enquanto o CRB caiu da Série B.
Outro rebaixamento em centenário só foi acontecer em 2015, com o ABC Futebol Clube. No fim do ano histórico, o time foi rebaixado para a Série C do Brasileirão.
Em 2021, dois times comemoraram o centenário com o rebaixamento. O Oeste Futebol Clube, por mais que comemorasse 100 anos em 2021, foi rebaixado na temporada de 2020 que, por conta da pandemia, só acabou no ano seguinte. O outro time rebaixado neste ano foi o Figueirense.
Por fim, o Sampaio Corrêa foi rebaixado para a Série C do Brasileirão em 2023, ano de seu centenário. No ano seguinte, o time caiu novamente.
Produção: RIC.com.brWeb stories: Mariana GomesSupervisão: Erick Mota