Desenrola Brasil: entenda programa de negociação de dívidas

O programa Desenrola Brasil oferece a renegociação de dívidas de brasileiros com o nome negativado.

Segundo Ministério da Fazenda, existem mais de 70 milhões de pessoas negativadas no Brasil, e isso é um reflexo da economia pós-pandemia.

Na plataforma do programa, as dívidas podem ser renegociadas com grandes descontos, sendo em média 83%, mas podendo chegar até mesmo 99%.

Existem duas faixas de negociação do Programa, a primeira, para pessoas que recebem até dois salários mínimos ou estão cadastradas no CadÚnico, com dívidas de até 20 mil, feitas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.

A segunda faixa de negociação é para pessoas com renda de dois salários mínimos até R$ 20 mil, que possuem dívidas com bancos e financeiras.

Quem pode renegociar dívidas no programa? Todas as pessoas com dívidas negativadas no Serasa, SPC e outras instituições de crédito entre janeiro de 2019 a dezembro de 2022.

Quais tipos de dívidas podem ser negociadas? Na primeira faixa, é possível negociar dívidas bancárias e não bancárias, como contas de luz, água, telefone, etc. Já a faixa dois é indicada para dívidas com bancos e financeiras.

Como acessar? A plataforma oficial do Programa é o site Desenrola.gov.br. Para fazer parte da renegociação de dívidas, o cidadão deve ter cadastro no gov.br, acessar e conferir todas as dívidas e descontos oferecidos.

Produção: Redação RIC.com.br Web stories: Isadora Mendes

Leia mais em nosso portal: