Dia do Cinema Nacional: dicas para todos os gostos

Dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Nacional, marcado pela chegada de Affonso Segretto ao Rio de Janeiro em 1898, que captou imagens da Baía de Guanabara. O evento é considerado o marco inicial do cinema no Brasil. Confira a seguir filmes brasileiros para todos os gostos.

"Cidade de Deus" é um filme de 2002 que narra o crescimento do crime em uma favela do Rio de Janeiro. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme é uma adaptação do livro de Paulo Lins e é estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino e Alice Braga. Reconhecido como um marco do cinema brasileiro, recebeu quatro indicações ao Oscar.

Filme de suspense de 2014, "O Lobo Atrás da Porta" é inspirado no caso da Fera da Penha, em que uma mulher matou uma menina após um caso extraconjugal. O longa é estrelado por Leandra Leal e Milhem Cortaz.

Baseado no curta "Eu Não Quero Voltar Sozinho, o filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, é estrelado por Ghilherme Lobo, Fábio Audi. O longa, que estreou em 2014, expande a mesma história do curta e é considerado um dos mais importantes da comunidade LGBT.

"O Menino e o Mundo" é um filme de animação de 2013, dirigido por Alê Abreu. Utilizando técnicas como lápis de cor, giz de cera e colagem, o filme conta a história de um universo de fantasia e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2016, sendo vendido para mais de 80 países.

"Central do Brasil" é um filme de 1998 dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro. A trama acompanha uma ex-professora que ajuda um garoto em busca de seu pai. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro, além de Melhor Filme Estrangeiro.

Baseado na peça de teatro de mesmo nome, "Minha Mãe É uma Peça" é um filme de comédia dirigido por André Pellenz e estrelado por Paulo Gustavo. Lançado em 2013, foi um grande sucesso de bilheteria no Brasil, sendo o filme mais assistido do ano com mais de 4,6 milhões de espectadores.

"Medida Provisória" é um filme dirigido por Lázaro Ramos. Adaptado da peça "Namíbia, Não!", o filme se passa em um futuro distópico onde uma medida ordena a volta de todas as pessoas negras ao continente africano. Estrelado por Alfred Enoch, Taís Araújo e Seu Jorge, foi um dos maiores sucessos de público de 2022 no Brasil.

"Tá Escrito" é um filme de comédia brasileiro estrelado por Larissa Manoela e Victor Lamoglia, dirigido por Matheus Souza. Na história, a protagonista tem o poder de influenciar a todos ao seu redor pelo signo. O longa estreou em 2023 e marca a segunda parceria do casal Larissa Manoela e André Luiz Frambach.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, "Bacurau" é uma mistura de drama, faroeste, terror gore, fantasia e ficção científica. O filme se passa no sertão brasileiro e conta com Sônia Braga. Recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, sendo o segundo filme brasileiro a conquistar o prêmio.

"Que Horas Ela Volta?" é um filme de drama de 2015, dirigido por Anna Muylaert e estrelado por Regina Casé. O enredo aborda os conflitos entre Val, uma empregada doméstica brasileira, e seus patrões de classe média alta. O filme recebeu reconhecimento internacional como um dos melhores do ano.

Produção: RIC.com.br Web stories: Lucas Novak Supervisão: Jonathas Bertaze

Leia mais em nosso portal: