Cachorros que fazem xixi em todos os lugares podem ser uma grande dor de cabeça. O mau cheiro e a sujeira podem se tornar um problema incômodo e comum para muitas famílias. Confira dicas para evitar a situação.
Banheiro separado: É importante que o animal tenha um local específico para fazer suas necessidades, longe de onde se alimenta e dorme. O local deve ter uma textura diferente. O uso de jornais é uma ótima alternativa.
Mostre onde fica o banheiro: Leve o cachorro ao local onde ele deve fazer suas necessidades e apresente-o ao banheiro, ficando com ele no ambiente para que ele entenda onde deve ir.
Comemore quando ele acertar: Reforço positivo é uma ótima tática com os pets. Quando o animal acertar o local para fazer xixi, comemore com palavras entusiasmadas, carinho ou um petisco.
Não dê bronca: Dar bronca no animal quando ele fizer xixi no local errado só irá agravar o problema. O cachorro pode entender a bronca como atenção e continuar a repetir o comportamento errado.
Tire os tapetes: Retire os tapetes da casa enquanto o cão estiver aprendendo onde deve fazer xixi, pois podem ser confundidos com grama ou terra, e incentivarem o pet a urinar em locais inapropriados.
Use o próprio xixi: Utilizar jornais com xixi do animal é uma técnica que pode ajudar a ensiná-lo a fazer xixi no local correto.
Castração: Em casos extremos, a castração pode ser uma opção viável para cessar o hábito de urinar em todos os locais.
Idade: A idade do animal pode influenciar o resultado da castração, sendo mais efetiva quando feita em cães jovens.
Com paciência, dedicação e a aplicação das técnicas corretas, é possível ensinar o seu cachorro a fazer xixi no local correto e evitar dor de cabeça futura. ❤️ 🐶