Eutanásia: o que é procedimento de escolha de morte?
O assunto eutanásia está em alta após o ex-primeiro ministro holandês Dries Van Agt e a esposa, Eugenie, escolherem morrer com o procedimento duplo. Eles morreram de mãos dadas.
Dries Van Agt tinha sequelas de uma hemorragia cerebral que teve em 2019, e a esposa optou por não viver sem o marido, segundo a fundação The Rights Forum.
A eutanásia é uma forma de tratamento de pacientes portadores de doenças incuráveis, com objetivo de garantir uma morte mais humanizada e com menos sofrimento.
O procedimento é definido como uma morte assistida feita em um paciente que possui uma doença incurável. Neste caso, outra pessoa é responsável por realizar o procedimento, diferente do suicídio assistido.
A Holanda, país do ex-primeiro ministro e da esposa, é um dos locais onde a eutanásia é legalizada. Suíça, Bélgica e Uruguai são países onde o procedimento é permitido. No Brasil, a eutanásia é enquadrada como homicídio.
Entretanto, no caso da eutanásia, é possível considerar o procedimento como um “homicídio privilegiado”, realizado em pacientes terminais, em que o responsável pelo ato recebe perdão de parte da pena.