Febre Oropouche: conheça maruim, mosquito transmissor da doença
A Febre Oropouche, uma doença viral transmitida principalmente pelo mosquito Culicoides paraense, comumente conhecido como maruim, está preocupando os profissionais da saúde.
Mosquitos do gênero Culex também podem atuar como vetores dessa enfermidade. No ciclo selvagem, animais primatas e o bicho-preguiça são hospedeiros, enquanto os seres humanos são os principais hospedeiros na vida humana, sendo a picada do mosquito a principal forma de transmissão. O vírus não se transmite de pessoa para pessoa.
O período de incubação do vírus varia de 4 a 8 dias, durante os quais os primeiros sintomas começam a se manifestar. Esses sintomas são semelhantes aos da dengue e incluem febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações e calafrios.
Embora os sintomas geralmente durem de 5 a 7 dias, a recuperação completa do paciente pode levar semanas. O diagnóstico é feito através de um exame específico chamado PCR, que identifica o vírus no sangue.
Até o momento, não há vacina ou antiviral disponível para o tratamento da Febre Oropouche. O tratamento consiste em medicamentos para aliviar os sintomas e a hidratação adequada.
Produção: redação RIC.com.brWeb Stories: Jonathas BertazeFonte: Instituto Couto Maia