Inverno 2024: a estação fria será quente?

O inverno de 2024 começa nesta quinta-feira (20) e será marcado por temperaturas acima da média em quase todo o país. Embora o fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento anormal do Pacífico Equatorial, seus efeitos serão mais significativos na primavera e no verão de 2024.

Em geral, são esperadas temperaturas acima da média em grande parte do Brasil, especialmente entre Rondônia e o centro-oeste de São Paulo. No Sul deve fazer menos frio que o normal, com ar polar sendo mais frequente entre agosto e setembro.

Um dos motivos para um inverno mais quente é o aquecimento do Atlântico entre Santa Catarina e Rio de Janeiro e o Atlântico Tropical.

Outro fator é que boa parte do país terá um inverno predominantemente seco. A maioria das regiões terá precipitação abaixo da média, exceto o leste da Região Sul.

No Centro-Oeste, massas de ar seco devem dificultar o avanço do ar polar, com ondas de frio e geadas possíveis no Sul, sul de Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo.

Outro fator afetado por causa disso é o período de queimadas. Com o solo perdendo umidade rapidamente, este ano tende a ter mais focos e maior área queimada comparado a 2023.

As previsões detalham um inverno mais quente e seco que o normal, com influências significativas dos fenômenos climáticos e condições oceânicas.

Produção: RIC.com.br Web stories: Lucas Novak Fonte: Terra Supervisão: Jonathas Bertaze

Leia mais em nosso portal: