Marte tem oceano 'escondido' de água líquida; entenda descoberta
Uma nova pesquisa sugere que Marte pode abrigar um vasto oceano subterrâneo, com água escondida nas profundezas de sua crosta.
Baseado em dados sísmicos do módulo Mars InSight da NASA, o oceano estaria localizado entre 11,5 e 20 quilômetros abaixo da superfície.
A pesquisa propõe que essa água possa ter se infiltrado há bilhões de anos, quando Marte ainda possuía rios, lagos e possivelmente oceanos.
A equipe utilizou modelos de computador combinados com as leituras do InSight para concluir que a água subterrânea é a explicação mais plausível para os dados observados.
Caso a área onde o InSight estava localizado seja representativa de todo o planeta, a água poderia formar um oceano global com uma profundidade de aproximadamente 1 a 2 quilômetros.
Embora a descoberta não confirme a existência de vida em Marte, ela sugere que o planeta pode ter ambientes que poderiam ser habitáveis.
Para confirmar a presença de água e buscar sinais de vida microbiana, futuras missões precisarão realizar perfurações no planeta.
Produção: RIC.com.brWeb stories: Lucas NovakSupervisão: Isadora MendesFonte: Estadão Conteúdo