O que é erisipela, doença de Bolsonaro, e quais os sintomas?
O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a ser internado após sofrer uma infecção de pele. No sábado (4), ele foi internado brevemente após um quadro de erisipela e desidratação.
O que é erisipela?
A erisipela é uma infecção é causada por uma bactéria que atinge a pele e causa uma inflamação. O quadro começa geralmente com ferimentos na perna, e através dessa abertura, algumas bactérias entram no organismo e se instalam em camadas superficiais de pele e gordura.
Além de lesões, outras possíveis causas da infecção são:
Frieiras; Micoses; Dermatite atópica; Úlceras na pele; inchaços nos vasos linfáticos (conhecidos como linfedemas); doenças que afetam o fígado; Obesidade; Diabete mal controlado; problemas imunológicos decorrentes da idade, de doenças ou do uso de medicações específicas.
Quais são os sintomas da erisipela?
Conforme o Ministério da Saúde, os primeiros sintomas podem ser comuns de infecção: calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos.
Além dos sintomas mais comuns, as alterações na pele aparecem rapidamente, e em casos simples são visíveis em vermelhidão, inchaço e dor. Outros pacientes podem apresentar bolhas escuras ou feridas por necrose.
Os ferimentos aparecem com mais frequência na região das pernas, especialmente na região acima dos tornozelos, e no rosto. Pessoas acima de 60 anos tem mais chance de ter erisipela.
Qual o tratamento para a doença?
O tratamento da erisipela deve ser feito o mais rápido possível, e antibióticos como penicilina são essenciais para acabar com as bactérias que infectam a pele.
Produção: Portal ric.com.brWeb stories: Isadora MendesFonte: Terra