Os doramas são produções asiáticas que possuem diversos gêneros, assim como as séries que já estamos acostumados a assistir.
O termo ‘dorama’ vem da palavra ‘drama’ em japonês. Segundo os coreanos, o termo correto para falar sobre as obras é kdrama. Essas produções ganharam notoriedade após as plataformas de streaming passarem a exibi-las.
Por meio dos kdramas e do kpop a cultura coreana ficou mais conhecida. Isso inclui comidas, maquiagens, roupas, acessórios, estilo de vida e até gestos como o ‘coração de dorama’.
Os idols, atores e atrizes sempre posam para fotos fazendo um coração com os dedos. No Brasil, as pessoas costumavam fazer um coração com a mão (que ficou popular com bandas como Restart e Cine). Agora, com a onda asiática, as pessoas passaram a imitar o gesto de coração com os dedos.
O formato do coração pode variar usando os braços, um pedaço da bochecha ou com mais de uma pessoa.
Recentemente uma polêmica envolvendo o gesto viralizou, após um pastor afirmar que as produções apoiam a androginia e que não há definição entre homem e mulher. Porém, as produções estão bem longe disso, visto que a Coreia do Sul possui alguns comportamentos considerados conservadores.