O Oscar 2024, premiação de Hollywood, reconhecida como uma das mais prestigiadas do cinema, está se aproximando. O evento acontecerá no dia 10 de março, às 20h, no Teatro Dolby, localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Estatueta permaneceu praticamente inalteradaDesde sua criação em 1929, a estatueta do Oscar, feita de bronze e banhada a ouro, manteve sua forma original. Representando um cavaleiro sobre um pedestal em formato de rolo de filme, segurando uma espada de cruzado verticalmente em seu peito, o prêmio tem 35cm de altura e pesa cerca de 4kg.
Mesmo sendo cobiçado, tem quem recusa o prêmioTrês pessoas recusaram receber o Oscar até o momento: Dudley Nichols (Melhor Roteiro por "O Delator", em 1935), George C. Scott (Melhor Ator por "Patton – Rebelde ou Herói?", em 1970) e Marlon Brando (Melhor Ator por "O Poderoso Chefão", em 1972).
A primeira transmissão no Brasil ocorreu há apenas 50 anosEm 1970, a TV Tupi realizou a primeira transmissão ao vivo e via satélite do evento, levando o Oscar a várias regiões do Brasil.
Evolução das categorias ao longo do tempoAo longo dos anos, diversas categorias foram eliminadas, como Melhor Diretor Assistente, Coreografia, Engenharia de Efeitos, História Original, Trilha Sonora Adaptada e Edição de Som, entre outras.
Mudança recente de nomeAté 2013, a cerimônia do Oscar era conhecida como "The Academy Awards".
A tradição da última categoriaDesde 1972, todas as cerimônias do Oscar foram concluídas com a entrega do prêmio de Melhor Filme.
Produção: redação RIC.com.brWeb Stories: Jonathas BertazeFonte: CNN Brasil