As rodovias do Paraná estão sem praças de pedágio desde 2021, quando a antiga concessão foi encerrada. Durante o período que ficou sem empresa responsável, o Governo do Paraná e os Bombeiros administraram as rodovias.
Nesta sexta-feita (25), a empresa Infraestrutura Brasil Holding XXI foi a vencedora do primeiro leilão. A disputa envolveu 473km de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, RMC, Centro-Sul e Campos Gerais.
A empresa ofereceu um desconto de 18,25% de desconto sobre a tarifa base prevista em edital. O contrato deve ser assinado até o dia 29 de setembro, e terá duração de 30 anos.
Investimento 💲 A empresa vencedora do leilão deve investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias abrangidas pelo Lote 1.
Funcionamento do leilãoAs empresas interessadas se inscrevem baseadas nos editais propostos com valores de desconto. Caso haja diferença menor que 20% entre o primeiro e os demais colocados, o leilão “viva voz” começa.
A etapa de leilão “viva voz” pode reduzir ainda mais a tarifa que a documentação propõe. No caso do leilão desta sexta, isso não aconteceu, pois a diferença de propostas entre as duas empresas não foi próxima.
Quando o pedágio volta a ser cobrado? A cobrança só começa a ser feita após as concessionárias realizarem as primeiras obras de melhoria das estadas, o que deve acontecer no primeiro trimestre de 2024.
Próximos leilõesAs outras rodovias são divididas em 6 lotes, que serão leiloados no mesmo formato do primeiro. O Lote 2 está previsto para 29 de setembro. Os outros continuam em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).