Pedágio:  entenda leilões e concessões no PR

As rodovias do Paraná estão sem praças de pedágio desde 2021, quando a antiga concessão foi encerrada.  Durante o período que ficou sem empresa responsável, o Governo do Paraná e os Bombeiros administraram as rodovias.

Nesta sexta-feita (25), a empresa Infraestrutura Brasil Holding XXI foi a vencedora do primeiro leilão. A disputa envolveu 473km de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, RMC, Centro-Sul e Campos Gerais.

A empresa ofereceu um desconto de 18,25% de desconto sobre a tarifa base prevista em edital. O contrato deve ser assinado até o dia 29 de setembro, e terá duração  de 30 anos.

Investimento 💲  A empresa vencedora do leilão deve investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias abrangidas pelo Lote 1.  

Rodovias afetadas • BR-277 • BR-373 • BR-376 • BR-476 • PR-418 • PR-423 • PR-427

Funcionamento do leilão  As empresas interessadas se inscrevem baseadas nos editais propostos com valores de desconto. Caso haja diferença menor que 20% entre o primeiro e os demais colocados, o leilão “viva voz” começa.  

A etapa de leilão “viva voz” pode reduzir ainda mais a tarifa que a documentação propõe. No caso do leilão desta sexta, isso não aconteceu, pois a diferença de propostas entre as duas empresas não foi próxima.

Quando o pedágio volta a ser cobrado?  A cobrança só começa a ser feita após as concessionárias realizarem as primeiras obras  de melhoria das estadas, o que deve acontecer no primeiro trimestre de 2024. 

Próximos leilões  As outras rodovias são divididas em 6 lotes, que serão leiloados no mesmo formato do primeiro. O Lote 2 está previsto para 29 de setembro. Os outros continuam em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Produção: Redação RIC Mais Web stories: Isadora Mendes

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