Pedra na vesícula: veja sintomas e tratamento

Cálculos biliares, também conhecidos como pedra na vesícula, podem afetar qualquer pessoa, embora seja mais prevalente em mulheres e idoso. Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem com esse problema.

Sintomas: a dor da pedra na vesícula ocorre no lado direito do abdômen, abaixo das costelas, podendo irradiar para as costas. Pode causar dor na parte superior do abdômen, má digestão, sensação de estufamento, náusea, vômito e febre. Nem todos têm sintomas.

Causas: a pedra na vesícula é causada por desequilíbrios na composição da bile, incluindo água, sais biliares e colesterol. Fatores como dieta rica em gorduras, sedentarismo, níveis de colesterol, diabetes, obesidade, hipertensão, tabagismo, uso de anticoncepcionais, estrogênio elevado e predisposição genética aumentam o risco.

Tratamento: o ultrassom abdominal é fundamental para diagnosticar pedra na vesícula, enquanto o tratamento primário é cirúrgico. Medicamentos são usados para aliviar dor e vômito, conforme necessário.

Produção: redação RIC.com.br Web Stories: Jonathas Bertaze Fonte: Nav

Leia mais em nosso portal: