Saiba se você foi já foi intoxicado por metanol; principais sinais e sintomas

Nos últimos 25 dias, 10 pessoas foram diagnosticadas com intoxicação após ingerirem bebida alcoólica adulterada com metanol em São Paulo.  Além dos casos, ao menos 3 cidadãos morreram em decorrência da contaminação. Líquido incolor e altamente inflamável, o metanol é utilizado como solvente industrial e na produção de combustíveis, plásticos e tintas.

Para alertar a população, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhou os principais sintomas de intoxicação por metanol. Segundo o ministro, os sinais podem demorar até 24 horas para aparecer. Os serviços especializados em intoxicação do Brasil contam com o antídoto específico, sendo essencial buscar rapidamente o atendimento médico, afirma Padilha.

Lista dos principais sintomas da intoxicação: – Visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira); – Náuseas; – Vômitos; – Dores abdominais; – Sudorese (transpiração excessiva).

Risco de perda da visão  Após ser ingerido, o metanol passa pelo estômago e intestino até chegar ao fígado, onde é metabolizado.  Nesse processo, são produzidas substâncias como ácido fórmico e formaldeído, altamente tóxicas para o sistema nervoso central. Influenciando o paciente a ver luzes, flashes e há até a perda visual.

Alexandre também destaca sobre casos onde houve o consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida Nos últimos casos divulgados, a ingestão da substância aconteceu em alguns bares paulistas, e com diferentes tipos de bebida, como gin, whisky e vodka.

Produção: RIC.com.br Web story: Alana de Abreu Supervisão: Guilherme Fortunato

Leia mais em  nosso portal: