Quem é Jeferson Tenório, autor do livro “O avesso da pele”?
O livro “O avesso da pele”, escrito por Jeferson Tenório, está sendo recolhido de bibliotecas de escolas estaduais do Paraná por “reavaliação pedagógica”, segundo a Secretaria de Estado da Educação.
O livro, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, que trata sobre a violência naturalizada contra pessoas negras e pobres, também foi criticado pela diretora de uma escola estadual em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.
O autor Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, consolidado em Porto Alegre, publicou o terceiro romance “O Avesso da Pele” em 2020, e a obra foi aclamada pela crítica e considerada um dos maiores lançamentos do ano.
Jeferson fez graduação e mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutorado de Teoria Literária na PUCRS.
Além do livro referente à polêmica, Jeferson lançou anteriormente outros livros como “O beijo na parede”, em 2003, que venceu o prêmio de Livro do Ano pela Associação Gaúcha dos Escritores.
O segundo romance de Jeferson foi lançado em 2018, “Estela sem Deus”, fala sobre amadurecimento precoce de crianças e jovens negros marcados pelo racismo e desigualdade social e econômica.
Jeferson também atua como colunista no jornal Zero Hora e portal UOL, e é engajado com discussões raciais e sociais no Brasil.