Saiba tudo sobre o eclipse solar anular de 2023 🌕☀️
O eclipse solar anular acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, quando está no ponto mais distante do planeta, fazendo com que a luz solar forme um “anel de fogo” em torno da sombra da lua.
O fenômeno astronômico poderá ser visto no dia 14 de outubro, no sábado. As regiões norte e nordeste do Brasil terão maior privilégio para acompanhar o eclipse.
E as outras regiões? Calma, as outras regiões do país também poderão acompanhar o fenômeno através da transmissão ao vivo feita pelo ClimaTempo, diretamente do sertão cearense.
O horário certo para acompanhar o eclipse vai depender de onde cada um está localizado. O Observatório Nacional do Brasil usou a cidade do Rio de Janeiro como exemplo, e lá a visualização do eclipse começa às 15h43 (horário de Brasília).
Cuidado! A Nasa alerta para o perigo de olhar diretamente para o Sol durante o eclipse. A prática pode fazer com que a pessoa tenha lesões oculares graves.
O fenômeno só voltará a acontecer em 2 de outubro de 2024. No Brasil, só poderemos ver outro eclipse em fevereiro de 2027, na região sul, e em janeiro de 2028 na região norte.