Dia dos Namorados e São Valentim: entenda diferença das datas
Boa parte dos países celebra o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro, com referência ao Dia de São Valentim, e é conhecido com Valentine's Day.
Já no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, e é uma data simbólica e motivada por outras questões.
Muitas histórias explicam a origem do Dia de São Valentim, entre elas, uma conta que Valentim foi, na verdade, um padre condenado à morte pelo Imperador Claudio II, que baniu casamentos por achar que isso transformava homens em soldados piores.
Valentim defendeu a ideia de que o casamento fazia parte do plano de Deus, e quebrou a lei organizando cerimônias em segredo.
No dia em que a sentença de morte foi cumprida, Valentim enviou uma carta de amor a uma mulher assinando "do seu Valentim", o que deu origem ao ato de presentear a pessoa amada no dia 14 de fevereiro.
Já no Brasil, a origem da data é um pouco diferente. O Dia dos Namorados surgiu do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr
Doria foi contratado por uma loja para dar uma reviravolta nas vendas de junho, que eram as mais fracas do ano. E então teve a ideia de criar o Dia dos Namorados para fazer uma troca de presentes entre casais e, assim, aumentar as vendas.
O dia 12 foi escolhido para ser o Dia dos Namorados por ser na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Produção: RIC.com.brWeb stories: Isadora MendesFonte: CNN Brasil