Sexta-feira 13: entenda a origem da superstição com a data 🔮

A superstição da sexta-feira 13 tem raízes históricas e culturais complexas, associando entre a sexta-feira e o número 13 como algo negativo tem várias teorias, e a combinação dos dois se intensifica ao longo do tempo.

Cristianismo: para os cristãos, a sexta-feira é associada à morte de Jesus Cristo, e às 13 pessoas que estavam na Última Ceia (Jesus e seus 12 apóstolos). Ainda, na Bíblia, o número 12 é relacionado a perfeição, e o número seguinte, seria o oposto.

Os cristãos acreditam que Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, estava presente nesse jantar, criando a conexão entre a sexta-feira e o número 13 com eventos desafortunados.

Há ainda a teoria, na religião cristã, de que a morte de Abel, pelas mãos do irmão Caim, e Adão e Eva provando do fruto proibido tenham ocorrido em uma sexta-feira 13.

Mitologia nórdica: Em uma lenda nórdica, 12 deuses estavam jantando no Valhalla, o paraíso dos deuses, quando Loki, o deus trapaceiro e do caos, apareceu sem ser convidado, tornando-se o 13º convidado. Loki então provocou a discórdia e traiu Balder, o deus da luz, levando à sua morte.

Numerologia: na numerologia, o número 13 é considerado um indício de recomeços. O número é uma junção do 1, que simboliza coragem e sabedoria, com o número 3, que indica autoconfiança e liberdade. Somando o número 4, que significa estabilidade e realização de sonhos.

Ainda na numerologia, o número 13 também apresenta um conflito entre as características dos dois números, mas que pode representar coisas positivas como boa comunicação e determinação.

Monarquia francesa: ao sentir o poder ameaçado, o rei Felipe IV tentou se tornar parte dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado. Após a resposta negativa, o rei ordenou uma perseguição ao grupo, na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

A combinação de tradições culturais, mitologia e eventos históricos ajudou a criar a superstição que persiste até hoje. Algumas pessoas consideram a sexta-feira 13 um dia de azar, evitando certas atividades ou tomando precauções adicionais.

Produção: Redação RIC.com.br Web stories: Isadora Mendes

Leia mais em nosso portal: