Telescópio Euclides: veja as primeiras imagens divulgadas
A Agência Espacial Europeia (ESA) apresentou, nesta terça-feira (7), as primeiras imagens científicas obtidas pelo telescópio Euclides, lançado ao espaço em julho deste ano.
Apesar de algumas paisagens já terem sido capturadas anteriormente por telescópios, as imagens do Euclides se destacam por fornecerem uma visão clara e ampla do céu, alcançando áreas profundas do universo, segundo a agência.
A missão do Euclides, que envolveu um investimento de 1,4 bilhão de dólares e tem uma duração planejada de pelo menos seis anos, visa contribuir para um maior entendimento do cosmos, potencialmente revolucionando o campo da astrofísica e a compreensão da gravidade.
O objetivo do telescópio é explorar o chamado "Universo escuro", uma parte invisível do cosmos que constitui mais de 95% da massa e da energia do nosso Universo.
O Euclides tem como missão investigar duas áreas ainda bastante enigmáticas no Universo. A 1ª é a matéria escura, que desempenha um papel invisível na configuração do Universo. A 2ª é a energia escura, uma força misteriosa que está fazendo com que o Universo se expanda de maneira acelerada.