A partir desta semana, a Terra vai ganhar temporariamente uma “segunda lua". Mas o que isso significa? Entenda a seguir.
A nova lua em questão se trata do asteroide 2024 PT5 que chega à órbita do planeta.
Descoberto em agosto de 2024, o corpo celeste de aproximadamente 10 metros de diâmetro será atraído pela gravidade da Terra, ficando em órbita por cerca de 53 dias, até o 25 de novembro.
Durante esse período, o asteroide será um objeto de grande interesse para astrônomos e cientistas que buscam entender mais sobre esse fenômeno raro.
O asteroide 2024 PT5 pertence ao grupo dos asteroides Arjuna, conhecidos por suas órbitas semelhantes à da Terra ao redor do Sol.
Chamado de "mini Lua", o 2024 PT5 é muito pequeno para ser visto a olho nu, com apenas 10 metros de diâmetro, em comparação com os 3.475 km da Lua.
Para observar o asteroide, são necessários telescópios especializados.
De vez em quando, a gravidade da Terra consegue capturar temporariamente um desses asteroides, como aconteceu com o CD3 em 2020, que orbitou a Terra por três anos.
Essas capturas são curtas, e o 2024 PT5 não vai completar uma órbita completa antes de retomar sua trajetória ao redor do Sol.
Produção: RIC.com.brWeb stories: Lucas NovakSupervisão: Isadora MendesFonte: Exame