Vacina contra HPV pode prevenir câncer; entenda

Segundo uma pesquisa da Universidade Thomas Jefferson, nos EUA, a vacina contra o HPV pode prevenir o câncer de cabeça e pescoço em homens. O estudo foi apresentado no congresso da Associação Americana de Oncologia Clínica (Asco) e analisou 5,46 milhões de pacientes. Desses, 949 mil foram vacinados.

Em homens, a vacina reduziu a incidência de cânceres relacionados ao HPV de 7,5 para 3,4 casos por 100 mil. Para câncer de cabeça e pescoço, a queda foi de 6,3 para 2,8 casos por 100 mil. Já em mulheres, a redução foi de 15,8 para 11,5 casos por 100 mil.

O papilomavírus humano (HPV) é transmitido por contato sexual e é um dos mais comuns na população mundial. Em uma pesquisa, realizada na Espanha e publicada na revista científica The Lancet, revelou que o HPV atinge ao menos um em cada três homens.

Apesar de ser muito frequente, o HPV é conhecido pelo alto potencial cancerígeno. Cerca de 80% dos cânceres de colo de útero são decorrentes da infecção pelo vírus, que também está associado a casos de câncer de vagina, pênis, ânus e orofaringe.

A principal forma de prevenção contra o HPV é a vacinação. No Brasil, o SUS oferece a vacina em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Pessoas fora dessa faixa etária podem se imunizar na rede particular, em que a vacina disponível custa cerca de R$ 2,7 mil.

Produção: RIC.com.br Web stories: Lucas Novak Fonte: Metrópoles Supervisão: Jonathas Bertaze

Leia mais em nosso portal: