Como conseguir sempre foi uma dúvida para muitas pessoas. Pensando nisso, a Gerente de Pessoas & Cultura da Tecnobank, Patrícia Rios, preparou uma lista de dicas, confira a seguir.
1- Criar um e-mail profissionalÉ fundamental para evitar que assuntos pessoais e de trabalho se misturem, o que pode resultar na perda de contatos e oportunidades importantes. É recomendado nome e sobrenome no endereço, evitando apelidos ou diminutivos.
2- Atualizar o currículoEle é a vitrine profissional, deve estar sempre atualizado. Cuide do visual, mantendo o mesmo estilo de fonte, tamanho, alinhamento e espaçamento, demonstrando organização.
3- Ser objetivoSeja claro sobre a área em que deseja atuar e destaque as habilidades e experiências recentes. Evite informações desnecessárias e não mencione a pretensão salarial no currículo, a menos que seja solicitado.
4- Usar as redes sociais a seu favorAs redes sociais são poderosas ferramentas para divulgar e encontrar oportunidades de emprego. Mantenha o perfil atualizado, especialmente no LinkedIn. Recrutadores geralmente visitam o perfil antes de agendar uma entrevista.
5- Manter o networkingA rede de contatos pode ser tão importante quanto as plataformas de emprego. Informe colegas e amigos sobre a disponibilidade e amplie sua rede, se conectando com profissionais e empresas de interesse.
6- Usar a tecnologia como aliadaUtilize plataformas especializadas, cadastre-se nos sites de "Trabalhe Conosco" das empresas e mantenha alertas de vagas. Esteja sempre acessível, com currículo disponível em seu celular ou notebook.
7- Buscar vagas quais se identifiqueEvite disparar currículos para qualquer vaga. Foque em oportunidades que estejam alinhadas com suas habilidades e objetivos de carreira. O ideal é encontrar empresas com as quais você compartilhe valores e cultura, o que aumenta as chances de sucesso.
8- Se preparar para a entrevistaPesquise sobre a empresa antes da entrevista, conheça valores, história e produtos. Isso demonstra interesse e preparação. Se vista adequadamente e preste atenção à sua linguagem corporal e forma de se comunicar.
9- O que fazer durante a entrevistaSeja autêntico, sincero e objetivo ao falar sobre as qualificações. Não tenha medo de admitir que está desenvolvendo uma habilidade em vez de mentir. Esteja preparado para responder a questões inesperadas e tenha perguntas pertinentes, mostrando proatividade.
10- Ser paciente e persistenteUse cada processo como aprendizado. Continue participando de entrevistas até ter uma oferta formal, e lembre-se de cuidar da sua saúde física e mental durante essa fase. Flexibilidade e persistência são suas maiores aliadas.
Produção: RIC.com.brWeb stories: Lucas NovakSupervisão: Isadora Mendes