10 melhores livros do século 21 

O The New York Times publicou uma lista com os 100 melhores livros publicados no século 21, ou seja, desde 2000, com livros de diversos gêneros.

O romance é narrado por John Ames, o ministro de uma congregação na cidade fictícia de Gilead. Ele conta a história da realização pessoal através da família e trabalho, e decide compartilhar a história para deixar ao filho. O livro ganhou o prêmio Pulitzer de 2005.

10 - Gilead - Marilynne Robinson (2004)

A história narra a vida de uma mulher de 31 anos criada em um internato inglês, que esconde segredos, mostrando que os alunos do internato são, na verdade, clones considerados “peças de reposição”. O livro venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2017.

9 - Não me abandone jamais - Kazuo Ishiguro (2005)

A obra conta a história do professor Jacques Austerlitz, que explorava a estação ferroviária para coletar material de pesquisa, e passa se incomodar com o sentimento de ter vivido uma vida que não era a dele, e então reconstrói a própria memória.

8 - Austerlitz - W. G. Sebald (2001)

O livro conta a história de Cora, uma mulher escravizada que sonha com a liberdade, até que Caesar, um jovem escravizado, fala que tem um caminho para ir até estados onde a escravidão foi abolida.

7 - The Underground Railroad: Os caminhos para a liberdade - Colson Whitehead (2016)

O livro que foi lançado um ano após a morte do autor é dividido em 5 partes e fala sobre personagens que são atraídos para uma cidade fictícia no México. Entre os personagens estão um grupo de críticos literários, um professor e um jornalista esportivo.

6 - 2666 - Roberto Bolaño (2008)

A obra trata sobre conflitos geracionais e religiosos que acontecem em uma família tradicional dos Estados Unidos. Dois idosos entram em um embate contra os três filhos que moram longe com intuito de fugir dos pais, mas não são felizes.

5 - As Correções - Jonathan Franzen (2001)

O livro narra a história de um ex-escravizado que se torna dono da própria fazenda e de escravos. Henry Townsend conta costumes, fatos políticos e piadas da época, até que tudo começa a ruir.

4 - O mundo conhecido - Edward P. Jones (2003)

O personagem de Thomas Cromwell, principal conselheiro do rei Henrique VIII, da Inglaterra, é o protagonista na história, onde o autor completa brechas da história real com a própria imaginação.

3 - Wolf Hall - Hilary Mantel (2009)

A autora do livro conta paralelos entre gerações de cidadãos negros que migraram para outros locais em busca de vidas melhores. O livro aponta dados e relatos sobre a jornada pessoal de quem viveu esses fatos históricos.

2 - The Warmth of Other Suns: The Epic Story of America’s Great Migration - Isabel Wilkerson (2010)

Este é o primeiro livro da “Tetralogia Napolitana” que retrata da história de duas amigas ao decorrer da vida, e neste narra as memórias de Elena Greco com a amiga desde a infância até os 16 anos.

1 - A Amiga Genial - Elena Ferrante (2012)

Produção: RIC.com.br Web stories: Isadora Mendes Fonte: The New York Times 

Leia mais em nosso portal: