Zagallo e Beckenbauer: campeões do Mundo como atleta e treinador

O futebol mundial está novamente em luto, apenas dois dias após a morte de Mário Jorge Lobo Zagallo. O futebol agora lamenta a partida de outra lenda do esporte, o alemão Franz Beckenbauer.

Ambos foram os primeiros a conquistar o título de campeão mundial tanto como jogador quanto como treinador. O francês Didier Deschamps, de 55 anos, é o único outro a alcançar tal feito, como jogador em 1998 e treinador em 2018.

Zagallo, presente em 4 conquistas, foi o pioneiro nessa dobradinha. Bicampeão em 1958 e 1962 como jogador, 1870 como treinador, e em 1994, como coordenador, trabalhando em conjunto com o técnico Carlos Alberto Parreira.

Beckenbauer, ícone máximo do futebol alemão, conquistou o título mundial como jogador em 1974. Em 1990, repetiu o feito como treinador, equiparando-se a Zagallo.

Assim como Beckenbauer, o ex-volante francês Didier Deschamps também teve a honra de ser o capitão de sua seleção na conquista da Copa de 1998, vencendo na final o Brasil dirigido por Zagallo.

Duas décadas depois, Deschamps foi o treinador da França campeã na Copa da Rússia em 2018. No ano passado, o treinador chegou perto, mas perdeu a final do Mundial para a Argentina.

Produção: redação RIC.com.br Web Stories: Jonathas Bertaze

Leia mais em nosso portal: