Nível de água deve abaixar no Rio Paraná a partir de domingo (16)

por Thiago Fedacz Anastacio
Com informações de Itaipu e supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 14 out 2022, às 17h12.

O Rio Paraná registrou uma queda no nível de água na região de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (14). A tendência é que o nível de inundação tenha uma queda a partir de domingo (16), apesar das chuvas, segundo divulgou à Comissão de Cheias da Itaipu Binacional.

Na manhã desta sexta-feira (14), o nível do Rio Paraná na Ponte da Amizade estava em 111,51 metros. Na quinta-feira (13), as águas chegaram ao pico de 113,53 metros. Segundo a Itaipu, um recuo das águas deve acontecer a partir do próximo domingo (16).

Apesar das chuvas esperadas no Rio Iguaçu, principalmente nas regiões das usinas de Baixo Iguaçu, Salto Osório e Salto Caxias, a vazão deste rio não deve aumentar nos próximos dias, segundo a Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos de Itaipu.

Faixa de inundações

As primeiras inundações começam quando o Rio Paraná chega a 108 metros acima do nível do mar na região da Ponte da Amizade. Neste patamar, é atingido o bairro de San Rafael, em Ciudad del Leste, no Paraguai. No lado brasileiro, o primeiro impacto da cheia é no porto de areia do bairro Porto Meira, mas isso ocorre apenas quando o nível sobe para 114 metros.

Para mitigar os danos às comunidades, a Itaipu Binacional tem armazenado água em seu reservatório (acima da usina). Nesta sexta-feira (14), o nível do lago era de 219,91 metros.

Os níveis do Rio Paraná registrados pela Itaipu podem ser consultados no boletim diário da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos no site de Itaipu.

Mostrar próximo post
Carregando