O verão começa à 0h27 desta sexta-feira (22) com El Niño ainda se intensificando no Oceano Pacífico. Segundo a agrometeorologista Heverly Moraes e a meteorologista Ângela Beatriz Ferreira da Costa, do IDR-Paraná, “a agricultura extensiva – como as culturas da soja e do milho – será beneficiada com bom desenvolvimento das plantas e alta produtividade”. Será o caso das culturas perenes como café, cana de açúcar e frutíferas.

As condições meteorológicas também devem favorecer o manejo do gado em pastagens. Rios, represas, riachos e açudes devem manter um bom volume de água, suprindo as necessidades de irrigação em pivôs centrais.

Mas a combinação de temperaturas excessivamente altas, chuvas volumosas, umidade do ar elevada e baixa luminosidade poderá facilitar a incidência de doenças como a ferrugem e a antracnose da soja, bem como dificultar a aplicação de defensivos agrícolas. 

A agrometeorologia recomenda cuidado intensivo no cultivo das hortaliças. O atraso na implantação das safras de soja e milho no Sul do Estado devido às chuvas excessivas da primavera pode retardar a semeadura do milho safrinha em 2024.

21 dez 2023, às 19h04. Atualizado às 19h05.
Mostrar próximo post
Carregando