por Eduardo Teixeira
com informações do Instituto Água e Terra

Um vídeo gravado por uma moradora de Matinhos, no Litoral do Paraná, mostra a chegada do ciclone extratropical nesta quarta-feira (10). Nas imagens está registrado como ficaram as faixas de areia que estão passando por obras no município logo. Pelas imagens é possível ver que as ondas chegaram próximas aos portões da residências que ficam a beira-mar em questão de minutos.

O local está passando por obras para engordamento da faixa de areia e o serviço deve ser finalizado até o mês de novembro, antes da alta temporada. Na hora em que os ventos fortes começam a ser registrados, alguns funcionários aparecem trabalhando na obra e até uma máquina escavadeira é vista. Já ao fundo, também dá é possível visualizar alguns surfistas na água.

Em um segundo vídeo, gravado minutos depois pela mesma moradora, a água já cobriu completamente as obras e a faixa de areia. Um buraco onde estava o maquinário e alguns trabalhadores fica completamente encoberto.

“Vai levar embora tudo que eles fizeram aqui, as máquinas estão trabalhando em estado deseperador”,

se preocupa a moradora ao mostrar a faixa de areia tomada pelas ondas.

Em nota, o Instituto Água e Terra (IAT) disse que acompanha, juntamente com a Defesa Civil do Estado, a passagem do ciclone extratropical pelo Litoral do Estado.

Técnicos estão acompanhando de perto possíveis danos às obras na Orla de Matinhos e também à população, com alagamentos e enchentes. Para minimizar os danos, o IAT solicitou ao Consórcio Sambaqui a abertura ou alargamento dos Canais da Avenida Paraná e do rio Matinhos, na praia, praia para melhorar o escoamento das águas das chuvas e minimizar os impactos das cheias durante a passagem do ciclone.

Até o momento, a tempestade segue com ventos muito fortes. Assim que a tempestade amenizar, o cenário de obras será reavaliado e possíveis danos poderão ser mensurados.

diz a nota completa.

Assista as imagens antes e depois da chegada do ciclone:

Primeiro vídeo enviado pela moradora.
Segundo vídeo enviado pela moradora da cidade.

10 ago 2022, às 15h46. Atualizado às 18h01.
Mostrar próximo post
Carregando