Ventos fortes na grande Curitiba deixam 140 mil imóveis sem energia elétrica

Publicado em 8 abr 2022, às 18h21.

Curitiba e região metropolitana tiveram duas horas de chuva com ventos fortes na tarde desta sexta-feira (08), que deixaram 140 mil imóveis sem energia elétrica. A maioria deles foi na capital, onde a ventania foi mais concentrada e deixou 123 mil imóveis sem luz. A prefeitura de Curitiba teve 22 registros de quedas de galhoes e árvores e quatro de destelhamentos. 12 bairros da capital foram afetados.

Conforme o Simepar, os ventos chegaram a 66,2 quilômetros por hora, o que foi suficiente para derrubar uma árvore inteira no bairro CIC, na Rua Schirlei Solange Mantovani, próximo ao cruzamento com Rua Denílson Felipe de Lima. A via está completamente bloqueada. Foram vários relatos de “pés de vento”, aquela rajada de ar repentina e violenta.

Além dos 22 chamados de quedas de árvores ou galhos grandes, a Defesa Civil municipal também teve quatro acionamentos por causa de destelhamentos e foi necessária a distribuição de lonas nos bairros Taboão, CIC, Bairro Novo e Sítio Cercado.

De maneira geral, foram afetados pelos ventos os bairros Boa Vista, Boqueirão, Vila Isabel, Seminário, Água Verde, Mossunguê, Uberaba, Cidade Industrial, Capão Raso, Sítio Cercado, Santa Felicidade, Hauer. Não há registro de pessoas feridas, nem que precisaram deixar suas casas (desalojados ou desabrigados).

Já a chuva não chegou a ser volumosa. Conforme o Simepar, choveu apenas 3,6 milímetros. Não há registros de alagamentos.

A prefeitura orienta que, caso a população precise de ajuda por causa das chuvas e dos ventos, pode acionar a Central 156, a Defesa civil, pelo telefone 199, ou a Guarda Municipal, pelo telefone 153. Em situações mais graves, com vítimas, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Se houver alguma situação de emergência envolvendo energia elétrica, é preciso acionar a Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

Mostrar próximo post
Carregando