A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta segunda-feira (27) a prorrogação da validade dos concursos públicos realizados em 2022, para 18 carreiras. O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) assinou seis decretos que estabelecem o prolongamento do prazo de validade dos certames por mais dois anos. Estes concursos venceriam entre os dias 27 de janeiro e 6 de junho.

Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba
Validade dos concursos será prorrogada por dois anos (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Dessa forma, os aprovados nessas disputas seguem com o direito de serem convocados para suprir a demanda por servidores nas áreas específicas de cada concurso. A prefeitura informa ainda que estuda a realização de novos concursos públicos nos próximos meses.

“Enquanto preparamos o próximo concurso público, estendemos o prazo do último que fizemos e, assim, podemos dar continuidade às convocações de classificados que ainda estão na lista de aprovados, de acordo com a necessidade de servidores em cada área e a disponibilidade de recursos do Município”, afirmou Pimentel ao assinar a extensão do prazo de validade dos certames realizados.

Andamento dos concursos pode ser acompanhado pelo portal da prefeitura

A recomendação para quem foi aprovado e aguarda a convocação é para que acompanhem com regularidade o site da Prefeitura de Curitiba. Na página é possível consultar as convocações, que também são publicadas no Diário Oficial do município.

Além disso, são enviados aos convocados e-mails e telegramas, nos endereços que foram cadastrados durante a inscrição, em 2022. 

“Trabalharemos muito forte para a contratação de pessoas para a Prefeitura continuar a prestar serviços de qualidade”, disse o prefeito. Que, no entanto, ressalta que a prorrogação não assegura que os aprovados serão convocados e depois nomeados como servidores. 

Carreiras com concurso prorrogado

A prorrogação vale para seis concursos que estavam próximos a ter o prazo finalizado. O primeiro deles é o certame para auxiliar de serviços escolares (inspetor). Esse concurso venceria nesta segunda-feira e a validade agora passa a ser dia 27 de janeiro de 2027. Também estão prorrogados os concursos para profissionais do magistério – Docência I e II – Educação Física, que seriam encerrados em junho.

Conforme os decretos, foram estendidas ainda as validades dos concursos para as seguintes carreiras da Saúde: médico, auxiliar de saúde bucal em saúde pública, técnico de saúde bucal, técnico de enfermagem, cirurgião-dentista, enfermeiro, farmacêutico-bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e agente comunitário de saúde. Eles venceriam entre 27 de janeiro e 1º de março.

A prorrogação também é válida para médico do trabalho, médico perito e psiquiatra, profissionais ligados à área de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal. 

Novas convocações previstas para os próximos dias

O prefeito anunciou ainda que a partir dos próximos dias, terá início a convocação dos classificados no concurso para professor de Educação Infantil. Assim, aqueles que ainda integram a lista de aprovados serão chamados e os que estiverem com toda a documentação exigida e tenham interesse em assumir a vaga, ampliarão as equipes da Educação Municipal de Curitiba, de forma imediata, após a posse.

Prefeitura planeja novo concurso

Além dessas convocações, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP), em parceria com as demais secretarias municipais, prepara um novo concurso público da Prefeitura de Curitiba. A definição dos cargos e da instituição que será encarregada da sua realização ainda serão anunciadas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.