Governo exonera presidente do Ipea e nomeia auxiliar de Guedes como substituto
BRASÍLIA (Reuters) – O governo exonerou nesta quarta-feira (9) o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Carlos Von Doellinger, nomeando em seu lugar Erik Figueiredo, que atuava como subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia.
A saída de Von Doellinger, que ocupava o cargo desde o início do governo Jair Bolsonaro, foi oficializada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
- Leia mais: PP anuncia evento de filiação com presença de Arthur Lira, Ciro Nogueira e Ratinho Jr, no PR
O Ipea é uma fundação vinculada ao Ministério da Economia que realiza atividades de pesquisa para dar suporte técnico à formulação de políticas públicas.
Inicialmente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, planejava reestruturar a área de estudos e política econômica da pasta, integrando o Ipea mais fortemente às atividades do ministério. A mudança de estrutura, no entanto, está travada.
De acordo com uma fonte da equipe econômica, o ministro estava insatisfeito com a atuação recente do instituto. Segundo esse relato, a pasta fez a mudança de comando na tentativa de fazer com que o órgão seja mais propositivo e reforce a formulação de políticas públicas.
(Por Bernardo Caram)