Disciplina de artes será mantida nas escolas estaduais do Paraná
A Secretaria de Educação do Paraná informou nesta sexta-feira (13) que as aulas de artes serão mantidas nas escolas da rede estadual de ensino. A decisão foi tomada depois da recomendação do Ministério Público (MP) para que o decreto que resultou em alterações na matriz curricular das escolas da rede estadual de ensino, que previa o fim da disciplina de Artes em algumas escolas.
Conforme a secretaria, a disciplina está mantida nas 1,8 mil escolas estaduais do Paraná, em todas as turmas do 8° e 9° anos. A matriz curricular incluirá também as aulas de pensamento computacional para as turmas do 8° e 9° anos ainda em 2023.
Entenda a polêmica
Em dezembro de 2022, o Governo do Paraná publicou no Diário Oficial um decreto que retirava a matéria da grade curricular das instituições de ensino no Estado. Professores protestaram em Londrina e Curitiba, contrários à decisão do governo.
O Ministério Público do Paraná (MPPR) emitiu na última quinta-feira (12) uma recomendação de revogação da minuta. A secretaria tinha o prazo de cinco dias para responder ao MPPR.
A decisão deste sexta-feira (13) de manter a disciplina na matriz curricular foi embasada em três princípios, segundo a secretaria. “Diálogo com os professores, análise de evidências e estudos orçamentários”.