por Daniela Borsuk
com informações de UFPR

Nesta segunda-feira (18) a Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre as inscrições para o Vestibular 2023 da instituição, pelo site do Núcleo de Concursos, que vão até o meio-dia do dia 31 de agosto. A taxa de inscrição teve um aumento neste ano e ficou definida em R$ 195. Nesta edição, serão ofertadas mais de 5 mil vagas em 126 cursos de graduação.

Também nesta segunda-feira começa o prazo para pedido de isenção da taxa do processo seletivo. De acordo com a universidade, podem pedir isenção as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e também qualquer estudante de escola pública que, mesmo não inscrito no CadÚnico, comprove renda insuficiente (até 1,5 salário mínimo) para pagar a taxa.

Este ano, o prazo para pedir isenção de taxa foi ampliado: será de 18 a 27 de julho para os inscritos no CadÚnico e de 18 de julho a 5 de agosto para os candidatos não inscritos no CadÚnico. Para facilitar o processo, os documentos não precisam mais ser entregues pessoalmente e podem ser protocolados pela internet e também não precisam ser autenticados.

Vestibular UFPR 2023

Neste ano, a UFPR informou que vai aplicar a prova da primeira etapa do Vestibular 2023 em 12 cidades, o dobro de municípios de 2022. Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, a primeira fase do Vestibular 2023, marcada para 23 de outubro, ocorrerá em mais cinco cidades do Paraná – Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá – e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina: Joinville, que é um dos principais polos do estado.

De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR), professor José Carlos Eidam, a intenção é aproximar ainda mais a universidade dos candidatos e permitir que façam as provas sem necessidade de grandes deslocamentos.

A decisão leva em conta o fato de que grande parte dos inscritos nos vestibulares da UFPR são de fora da Região Metropolitana de Curitiba. No vestibular 2021/2022, realizado em fevereiro em fase única, 75% dos inscritos eram do Paraná e, destes, 36% moram em cidades fora da RMC.

Embora a UFPR já aplicasse as provas em mais cinco cidades, a distribuição geográfica ainda não era tão ampla. Agora, com mais seis cidades, as principais regiões do Paraná serão atendidas, facilitando a vida dos candidatos.

A decisão de aplicar a prova também em Joinville justifica-se pelo fato de Santa Catarina ser, geralmente, o segundo estado com mais inscritos no vestibular da UFPR, depois, naturalmente, do Paraná.

Os candidatos que forem aprovados na primeira fase do Vestibular 2023 farão a segunda fase em Curitiba, com algumas exceções: os que disputam vagas em cursos sediados em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo poderão, no momento da inscrição, optar por realizar a prova nessas localidades.

Todas as regras serão detalhadas no edital normativo do Vestibular 2023, disponível no site do Núcleo de Concursos.

Retorno das duas fases

A universidade anunciou que, nesta edição, o vestibular volta a ser aplicado no modelo com duas fases, depois de duas edições em fase única, por causa da pandemia de Covid-19.

Além disso, a UFPR antecipou a divulgação das datas das provas, para facilitar o planejamento dos vestibulandos e também das escolas. A primeira fase, com 90 questões objetivas, será no dia 23 de outubro; a segunda, que consiste numa prova de compreensão e produção de textos com três questões discursivas, ocorrerá em 4 de dezembro. Para os cursos que tiverem provas específicas e de habilidades específicas, elas serão aplicadas no dia 5 de dezembro.

Com algumas alterações em relação ao vestibular anterior, a UFPR já divulgou também o programa de prova e a relação das obras de referência para as provas de Literatura Brasileira, Sociologia e Filosofia do Processo Seletivo 2022/2023, além das obras para a prova de habilidades específicas do curso de Música. Clique aqui e confira.

17 jul 2022, às 18h07. Atualizado às 18h08.
Mostrar próximo post
Carregando