Curitiba - Considerado o segundo maior clube do Brasil, levando-se em conta apenas o patrimônio, em sua fundação (atrás apenas do São Paulo), o Paraná Clube transformou esse potencial em muitas conquistas em seus primeiros anos de história. No entanto, se brilhou na primeira década de sua existência, o Tricolor sofreu com administrações ineficientes e viu seu papel no cenário do futebol brasileiro, e até estadual, encolher ao longo dos anos.

Apesar disso, a trajetória que levou o clube dominante no estado ao terceiro rebaixamento no Campeonato Paranaense é marcada por uma série de conquistas que estão na memória da torcida. Saiba um pouco mais sobre todas as conquistas do Paraná Clube desde a sua fundação, em 1989.
O primeiro estadual em 1991
O primeiro título do Paraná Clube veio já na segunda disputa estadual da história da equipe. Então ainda se consolidando no panorama esportivo nacional, o Tricolor comprovou localmente que tinha um futuro promissor. A disputa foi por pontos corridos e o Paraná garantiu o título do Campeonato Paranaense somente na última rodada, com um empate por 1 a 1 com o Coritiba. O gol do título foi marcado pelo lateral Ednelson.
Brilho em Salvador
Em 1992, o Paraná não conseguiu defender o título estadual, mas brilhou nacionalmente, com a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe que tinha alguns dos maiores ídolos da história do clube, como Ednelson, Adoilson, Maurílio e Saulo, venceu os dois jogos da decisão, contra o Vitória. E levantou a taça bem longe de casa, em Salvador, após bater a equipe baiana por 1 a 0, com o histórico gol de Saulo.
Início de uma longa hegemonia
Em 1993, a série anual de títulos foi mantida com a segunda conquista estadual. Mantendo a base dos anos anteriores, reforçada por contratações e jovens vindo da base, o Tricolor garantiu o primeiro título do que seria o pentacampeonato liderando com folga o quadrangular final. Com cinco vitória e um empate, o time somou 11 pontos, contra 6 do Londrina, o vice-campeão.
Consolidação no cenário estadual
Em 1994 o Tricolor manteve o predomínio estadual e chegou ao bicampeonato seguido. Novamente o Paraná não deu chances para os adversários e superou Londrina, Athletico e Coritiba no quadrangular decisivo.

Domínio absoluto
No ano seguinte, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) alterou o regulamento, mas o domínio do Paraná não teve mudanças. O Campeonato Paranaense voltou a ter uma decisão entre dois clubes e o Tricolor superou o Coritiba, vencendo o segundo jogo da final por 1 a 0.
O ano do tetra
Em 1996, em um campeonato inchado, com a participação de 20 equipes, o Paraná Clube dominou com folga a primeira fase e se garantiu em mais uma final contra o Coritiba. Na decisão, manteve a hegemonia com duas vitórias sobre o rival.

O histórico pentacampeonato
Finalmente, em 1997, o Tricolor fechou um ciclo vitorioso chegando ao quinto título consecutivo. Após terminar em 3º lugar na 1ª fase, atrás da dupla Atletiba, o Paraná reagiu no octogonal final e garantiu o pentacampeonato com uma vitória por 3 a 0 sobre o União Bandeirante, na última rodada.
De volta ao cenário nacional
Diante de mais uma grande confusão da CBF na organização do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube foi obrigado a disputar o chamado Módulo Amarelo da Copa João Havelange, em 2000. Teoricamente “rebaixado” por uma canetada dos dirigentes, o Tricolor deu o troco dentro de campo, vencendo o São Caetano na decisão do módulo, que pode ser considerado como a Série B daquela temporada.

Jejum interrompido
Depois de perder a hegemonia para os rivais Athletico e Coritiba, o Paraná Clube só voltou a conquistar um título paranaense em 2006. Após um período de altos e baixos nos estaduais, o Tricolor terminou em 1º lugar em seu grupo na 1ª fase e avançou sem maiores sustos até a final. Na decisão, venceu o surpreendente ADAP por 3 a 0 no jogo de ida, e depois garantiu a conquista com um empate em 1 a 1 no Pinheirão.
Títulos de outro patamar
Os anos seguintes foram de muitas dificuldades para ao Paraná Clube, a partir do vice-campeonato de 2007, quando perdeu para o Paranavaí. Assim, os dois títulos mais recentes do Tricolor foram os da Série B do Campeonato Paranaense, em 2012 e em 2024.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!