Curitiba - Considerado o segundo maior clube do Brasil, levando-se em conta apenas o patrimônio, em sua fundação (atrás apenas do São Paulo), o Paraná Clube transformou esse potencial em muitas conquistas em seus primeiros anos de história. No entanto, se brilhou na primeira década de sua existência, o Tricolor sofreu com administrações ineficientes e viu seu papel no cenário do futebol brasileiro, e até estadual, encolher ao longo dos anos.

Paraná Clube campeão paranaense de 1991
Paranaense de 1991 foi a primeira conquista da história do clube (Foto: Divulgação/Paraná Clube)

Apesar disso, a trajetória que levou o clube dominante no estado ao terceiro rebaixamento no Campeonato Paranaense é marcada por uma série de conquistas que estão na memória da torcida. Saiba um pouco mais sobre todas as conquistas do Paraná Clube desde a sua fundação, em 1989.

O primeiro estadual em 1991

O primeiro título do Paraná Clube veio já na segunda disputa estadual da história da equipe. Então ainda se consolidando no panorama esportivo nacional, o Tricolor comprovou localmente que tinha um futuro promissor. A disputa foi por pontos corridos e o Paraná garantiu o título do Campeonato Paranaense somente na última rodada, com um empate por 1 a 1 com o Coritiba. O gol do título foi marcado pelo lateral Ednelson.

Brilho em Salvador

Em 1992, o Paraná não conseguiu defender o título estadual, mas brilhou nacionalmente, com a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe que tinha alguns dos maiores ídolos da história do clube, como Ednelson, Adoilson, Maurílio e Saulo, venceu os dois jogos da decisão, contra o Vitória. E levantou a taça bem longe de casa, em Salvador, após bater a equipe baiana por 1 a 0, com o histórico gol de Saulo.

Início de uma longa hegemonia

Em 1993, a série anual de títulos foi mantida com a segunda conquista estadual. Mantendo a base dos anos anteriores, reforçada por contratações e jovens vindo da base, o Tricolor garantiu o primeiro título do que seria o pentacampeonato liderando com folga o quadrangular final. Com cinco vitória e um empate, o time somou 11 pontos, contra 6 do Londrina, o vice-campeão.

Consolidação no cenário estadual

Em 1994 o Tricolor manteve o predomínio estadual e chegou ao bicampeonato seguido. Novamente o Paraná não deu chances para os adversários e superou Londrina, Athletico e Coritiba no quadrangular decisivo.

Paraná Clube campeão paranaense de 1994
Paraná Clube dominou o futebol paranaense nos anos 1990 (Foto: Divulgação/Paraná Clube)

Domínio absoluto

No ano seguinte, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) alterou o regulamento, mas o domínio do Paraná não teve mudanças. O Campeonato Paranaense voltou a ter uma decisão entre dois clubes e o Tricolor superou o Coritiba, vencendo o segundo jogo da final por 1 a 0.

O ano do tetra

Em 1996, em um campeonato inchado, com a participação de 20 equipes, o Paraná Clube dominou com folga a primeira fase e se garantiu em mais uma final contra o Coritiba. Na decisão, manteve a hegemonia com duas vitórias sobre o rival.

Paraná Clube campeão paranaense de 1996
Time bateu o Coritiba na decisão de 1996 (Foto: Divulgação/Paraná Clube)

O histórico pentacampeonato

Finalmente, em 1997, o Tricolor fechou um ciclo vitorioso chegando ao quinto título consecutivo. Após terminar em 3º lugar na 1ª fase, atrás da dupla Atletiba, o Paraná reagiu no octogonal final e garantiu o pentacampeonato com uma vitória por 3 a 0 sobre o União Bandeirante, na última rodada.

De volta ao cenário nacional

Diante de mais uma grande confusão da CBF na organização do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube foi obrigado a disputar o chamado Módulo Amarelo da Copa João Havelange, em 2000. Teoricamente “rebaixado” por uma canetada dos dirigentes, o Tricolor deu o troco dentro de campo, vencendo o São Caetano na decisão do módulo, que pode ser considerado como a Série B daquela temporada.

Paraná Clube campeão Série B João Havelange de 2000
Paraná voltou a conquistar um título nacional em 2000 (Foto: Paulo Pinto/Estadão Conteúdo)

Jejum interrompido

Depois de perder a hegemonia para os rivais Athletico e Coritiba, o Paraná Clube só voltou a conquistar um título paranaense em 2006. Após um período de altos e baixos nos estaduais, o Tricolor terminou em 1º lugar em seu grupo na 1ª fase e avançou sem maiores sustos até a final. Na decisão, venceu o surpreendente ADAP por 3 a 0 no jogo de ida, e depois garantiu a conquista com um empate em 1 a 1 no Pinheirão.

Títulos de outro patamar

Os anos seguintes foram de muitas dificuldades para ao Paraná Clube, a partir do vice-campeonato de 2007, quando perdeu para o Paranavaí. Assim, os dois títulos mais recentes do Tricolor foram os da Série B do Campeonato Paranaense, em 2012 e em 2024.

Paraná Clube campeão paranaense Série B de 2024
Paraná Clube conquistou a Série B estadual no ano passado (Foto: Divulgação/Paraná Clube)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.