Curitiba - Curitiba terá um novo evento em seu calendário oficial, o Festival da Coxinha. A Câmara Municipal (CMC) aprovou nesta segunda-feira (14), por unanimidade, a realização anual do festival no mês de maio. A proposta ainda passará por segunda votação antes de seguir para sanção do prefeito.

A proposta do Festival da Coxinha prevê três semanas de programação em bares e estabelecimentos gastronômicos de Curitiba, com diferentes versões do salgado. Haverá competições, degustações, workshops e promoções. A divulgação poderá ser contada com parcerias de entidades sem fins lucrativos.
“A coxinha é um dos, se não for o (alimento) mais democrático que existe. Cabe em todos os bolsos, o bolso do rico, o bolso do pobre. Não há quem não goste de uma coxinha”, disse o autor do projeto, Renan Ceschin (Pode).
Apesar da aprovação, o Festival da Coxinha não será novidade. A primeira edição aconteceu em 2017 e seguiu até ser suspensa pela pandemia de Covid-19.
Coxinhas famosas em Curitiba
Em defesa do projeto, Renan Ceschin destacou estabelecimentos famosos por suas coxinhas em Curitiba, como o Posto Pelanda, no Fanny, e a Confeitaria Moinho Holandês, no Guabirotuba. O Posto Pelanda é o maior produtor da cidade, com 180 mil unidades monetárias e mais de 160 empregos gerados.
Jasson Goulart (Republicanos) e Delegada Tathiana Guzzella (União), por exemplo, lembraram que a coxinha do Terminal do Carmo foi eleita em 2023 a melhor entre os terminais de ônibus de Curitiba. “Sou fã da coxinha”, disse o vereador. “Ela realmente é diferenciada”, complementou a vereadora.
Também participaram do debate os vereadores Eder Borges (PL) e Serginho do Posto (PSD). Antes de estar pronta para sanção do prefeito Eduardo Pimentel, a matéria ainda precisa passar pela votação em segundo turno, nesta terça-feira (15).
*Com supervisão de Jonathas Bertaze e informações da Câmara Municipal de Curitiba.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!