Reforços mostram que Athletico têm condições de brigar por títulos na temporada
O Athletico passou no “primeiro teste” da temporada. Tudo bem que a partida contra o América-MG foi apenas um amistoso. Ainda é cedo para cravar, porém, pelo desempenho apresentado, pode-se dizer que o elenco montado pelo clube para a temporada pode sim alcançar os objetivos traçados pelos dirigentes.
O Furacão amassou o Coelho. Pode-se dizer que o placar de 4 a 0 ficou até certo ponto, barato, pelo volume de jogo apresentado pela equipe, diante de um rival que também disputa a Copa Libertadores.
Os 6.906 torcedores que compareceram à Arena da Baixada, saíram satisfeitos e esperançosos com o que viram, e podem sim, sonhar com novas conquistas em 2022.
Reforços decidiram
Na partida, o técnico Alberto Valentim mandou a campo quase tudo o que o Athletico tem de melhor. Jogadores que ainda não tinham estreado com a camisa do clube, casos do volante Bryan García e dos atacantes Tomás Cuello e Marcelo Cirino, mostraram eu cartão de visitas.
O volante, logo no primeiro lance de jogo, mandou um balaço no travessão. Os dois atacantes, por sua vez, anotaram dois dos quatro gols da equipe. Outros reforços, como o volante Hugo Moura e o meia Marlos, que já haviam estreado pelo Furacão na disputa da Recopa Sul-Americana, também tiveram boa atuação, e também marcaram gols.
Dos 23 jogadores relacionados pelo Athletico para o duelo, apenas o goleiro Anderson não foi utilizado. Atletas como Luan Patrick, Lucas Halter, Khellven, Pierre e Jajá, que não vinham, tendo muitas oportunidades, também puderam mostrar serviço.
Dá para sonhar?
Do time base que entrou em campo, apenas Bento e Vitor Bueno não são titulares. Santos e David Terans, que participaram do Athletiba no domingo, tem vaga cativa entre os onze.
Vale ressaltar, que o Furacão já tem acerto encaminhado com outros reforços. O meia Canobbio já está em Curitiba, e será apresentado nos próximos dias. O lateral-esquerdo Orejuela, foi oficializado nesta manhã.
O zagueiro Dedé assinará um contrato de produtividade, enquanto o atacante Vitinho, que estava na Arena da Baixada no amistoso, chegará por empréstimo até o final da temporada. Com eles, o Athletico encerrará o ciclo de contratações. Além disso, ainda tem Pablo e Matheus Babi, que se recupera de lesão, e pode ser uma boa opção no ataque.
Neste momento, uma formação base para o Athletico tem: Santos; Orejuela, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Bryan García, Hugo Moura e Marlos (Canobbio); Tomás Cuello (Pablo), David Terans e Marcelo Cirino.
É um elenco que pode sim, brigar pelos títulos da Copa Libertadores e da Série A, porém, tudo passa por um detalhe crucial.
Alberto Valentim
Talvez nesse momento, a principal peça para essa engrenagem funcionar (ou não), chama-se Alberto Valentim. O técnico do Athletico voltou a ser vaiado pelos torcedores, que tem aumentado o teor das críticas e não aprovam o desempenho apresentado pela equipe.
Ontem, em gesto até de certa forma, simbólico, os atletas abraçaram o treinador após os gols de Hugo Moura e Marlos. Internamente, ele segue tendo o apoio dos dirigentes. Prova disso foi o presidente Mário Celso Petraglia, que discutiu e xingou alguns torcedores que pediam a saída de Alberto Valentim.
O mandatário, inclusive, criticou duramente a torcida athleticana, em áudios que circulam no Whatsapp, chamando de “ingratos” e criticando a falta de apoio. Se a paciência com a torcida “acabou”, o mesmo não pode-se dizer de Alberto Valentim. Resta saber até quando irá essa “benevolência”.
O Athletico se prepara para a estreia na Copa Libertadores, que será na próxima terça-feira (05), às 19h15, diante do Caracas, no Estádio Olímpico de La UCV. O Furacão está no Grupo B, também composto por Libertad-PAR e The Strongest-BOL.