Com eleição ultra apertada, Lula vence Bolsonaro; nova primeira-dama petista é paranaense

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Luiz Inácio Lula da Silva assume seu terceiro mandato como presidente a partir do dia 1º de janeiro de 2023. (Foto: @lulaoficial)

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil neste domingo (30) com 50,9% dos votos contra 49,1% do candidato Jair Bolsonaro (PL). No Paraná, onde Bolsonaro teve apoio do governador reeleito em primeiro turno, Ratinho Jr., Lula ficou com 37,6% e Bolsonaro com 62,4%.

Lula, 77 anos, assume seu terceiro mandato como presidente a partir do dia 1º de janeiro de 2023. É casado desde maio de 2022 com a paranaense de União da Vitória Rosângela da Silva, a Janja, socióloga formada pela Universidade Federal do Paraná e também filiada ao PT desde 1983.

O vice de Lula é Geraldo Alckmin (PSB), que foi seu adversário na disputa de 2006. Nascido em Pindamonhangaba (SP), ele tem 68 anos, é médico e professor. Alckmin foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e ocupou os quadros do partido entre 1988 e 2021. Ele também foi constituinte e governou São Paulo em duas ocasiões: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018.

Nascido em Garanhuns (PE), Luiz Inácio Lula da Silva se mudou ainda criança para o estado de São Paulo. Durante a adolescência, completou um curso de torneiro mecânico em uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, posteriormente, passou a trabalhar como metalúrgico na cidade de São Bernardo do Campo, quando também começou a se envolver com a atividade sindical.

No final dos anos 1970 e 1980, Lula liderou grandes greves de metalúrgicos da região do ABC paulista. Junto a outros sindicalistas, intelectuais e militantes de movimentos sociais, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT).

Pela legenda, se tornou deputado da Assembleia Constituinte que aprovou a Constituição de 1988 e foi derrotado nas eleições presidenciais de 1989, de 1994 e de 1998. Foi eleito para o posto mais alto do país em 2002, tendo sido reeleito em 2006. Deixou a Presidência em 2010, sendo sucedido por sua então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que venceu as eleições com o seu apoio.

Condenação

Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro e passou 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. As condenações, confirmadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), com sede em Porto Alegre, foram anuladas em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações contra o ex-presidente. O STF também considerou posteriormente que Moro agiu sem a devida imparcialidade no processo. Pelos próximos quatro anos Lula e Moro vão conviver como presidente e senador da República pelo União Brasil.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

1 comentário em “Com eleição ultra apertada, Lula vence Bolsonaro; nova primeira-dama petista é paranaense”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.