O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (4), o decreto que recria o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o chamado “Conselhão”. O espaço é destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade. Fazem parte do colegiado 247 conselheiros, entre eles os curitibanos Helio Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia, e Claudio Loureiro, fundador e CEO da Heads Propaganda.
Entre os setores representados estão movimentos sociais, setor financeiro, empresarial, agronegócio, fintechs, cultura e futebol, além de trabalhadores, sindicalistas, ativistas e influenciadores, com nomes como Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco) Abilio Diniz (Grupo Carrefour), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Bela Gil (apresentadora e ativista), Felipe Neto (influenciador digital), Leila Pereira (Palmeiras), Jorge Furtado (cineasta), Raimundo Bonfim (Central dos Movimentos Populares), Kleber Karipuna (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e Ayala Ferreira (MST).
De acordo com a Presidência da República, o modelo do Conselho prevê representação de trabalhadores, empresários e de entidades setoriais, para sintetizar a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira. Os novos conselheiros participarão de debates qualificados, que subsidiarão a formulação de políticas públicas, em assessoramento direto ao presidente da República.
Criado em 2003, o “Conselhão” funcionou por mais de 15 anos, até ser extinto em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro. Tradicionalmente, foi integrado por representantes da sociedade civil de diversos segmentos, em composição ampla e plural. No novo formato, o governo federal pretende que ele seja mais representativo, contando com representantes de diferentes grupos e classes sociais, com aumento da participação feminina e maior busca por diversidade étnico-racial e regional. Mais de 40% dos assentos do CDESS são ocupados por mulheres. A Secretaria de Relações Institucionais será a responsável pela coordenação do novo colegiado.
(com informações da Agência Brasil)
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: