Exposição que celebra os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci é aberta no Museu Oscar Niemeyer

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Nelson Fanaya Filho, representante da Base 7, produtora da mostra; Glaci Gottardelo Ito, diretora cultural do MON; cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia; Luciana Casagrande Pereira, superintendente geral da Cultura do Paraná; Edmilson Picler, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Uninter; e Diego Nogueira, diretor geral da Secretaria de Comunicação e da Cultura do PR (Foto: Kraw Penas)

Com dois anos de atraso por causa da pandemia, finalmente Curitiba recebeu a exposição “Da Vinci Experience e suas invenções”, que celebra os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452-1519). A mostra foi aberta nesta quinta-feira (17), no Museu Oscar Niemeyer, em evento para convidados.

Concebida pela Crossmedia Group e consultoria de Roberta Barsanti, diretora do Museo Leonardiano, em Vinci, na Itália, a exposição foi exibida nas cidades de Milão, Florença e Treviso antes de percorrer o mundo. Passou por Lima, no Peru; Santiago, no Chile; Bogotá, na Colômbia, e São Paulo. De Curitiba, onde permanece em cartaz até 8 de maio nas salas 3 e 6 do MON, a mostra segue para Buenos Aires antes de voltar para a Itália.

A Sala de Imersão (à esq.), um dos locais mais interessantes da mostra e à direita algumas obras de Da Vinci (Fotos: Kraw Penas)

Apresentada pelo Ministério do Turismo e pela Copel, a mostra realizada pelo MON e pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do estado, chega a Curitiba com patrocínio da Uninter, apoio do ParkShoppingBarigüi, do escritório Peregrino Neto Advogados, dos Colégios Marista de Curitiba e apoio institucional do Consulado Geral da Itália em Curitiba.

A exposição é dividida em quatro núcleos que mostram as diversas abordagens de Da Vinci – engenharia, arquitetura, pintura e anatomia –, além de vídeos e uma sala de imersão, com trilha sonora Dolby Surround e imagens 360º projetadas nas paredes, que envolvem o espectador por completo transporta o público para o universo criativo do artista por meio de diferentes linguagens. É um dos melhores momentos da mostra.

Sala de Máquinas apresenta reproduções artesanais das invenções de Leonardo da Vinci. (Foto: Rodrigo Felix Leal)

A Sala de Máquinas apresenta dez reproduções artesanais das famosas invenções desenvolvidas por Leonardo da Vinci, como o paraquedas, o volante e a asa-delta.

LEIA TAMBÉM:

SERVIÇO:

“Da Vinci Experience e suas invenções”
de 17 de fevereiro a 8 de maio de 2022
Salas 3 e 6
Museu Oscar Niemeyer
www.museuoscarniemeyer.org.br

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.