Nesta terça-feira (14), a empresa curitibana Jaime Lerner Design é destaque em um evento na Herança Cultural, galeria de arte e design em São Paulo (SP). O encontro celebra a chegada do selo Jaime Lerner ao espaço paulistano, com peças icônicas. Estão sendo apresentadas, ainda, as futuras linhas internas, externas e para áreas urbanas, que formam o plano de expansão do selo comandado pela empresária Samira Barakat – essas novidades também foram mostradas em evento especial para arquitetos e formadores de opinião, realizado na semana passada, em Curitiba.
“‘Quem cria nasce todo dia’. Esta frase de Jaime Lerner, quase um mantra, nos leva a uma eterna admiração ao urbanista, gestor, arquiteto e designer. Ele, como grande personalidade, atravessou fronteiras com sua genialidade e, agora, cabe a nós multiplicarmos sua rara linha de mobiliário ao mundo, mais uma de suas criações que nos surpreende pela beleza do traço e contemporaneidade”, diz Kátia d’Avillez, prestigiada assessora de arte e design e representante do selo Jaime Lerner Design no eixo Rio-São Paulo, além de responsável pela nova parceria com a Herança Cultural.
Jaime Lerner (1937-2021) é conhecido pelo imenso legado em planejamento urbano obtido em suas três gestões como prefeito de Curitiba e nas duas como governador do Estado do Paraná. Mas um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do país também se aventurou em uma área pouco mencionada: a de design de mobiliário. Desde 2019, a Jaime Lerner Design é a empresa responsável pelo acervo de seus desenhos exclusivos.
“Minha trajetória junto com o Jaime se consolidou quando ele me entregou os desenhos de algumas peças de mobiliário e me pediu para fazer maquetes em miniatura. Assim que elas começaram a sair do papel, nossa parceria entrou em ação”, conta Samira, que vê com responsabilidade manter o legado de Lerner. “Sempre imaginei que o representaria e levaria suas obras para serem reconhecidos mundo afora”, afirma.
O primeiro projeto autoral em design de mobiliário de Lerner nasceu muito antes da existência formal da marca, ainda em 2016. A poltrona Duo foi lançada para o projeto Viés, coletivo criado para valorizar o design autoral brasileiro. “É uma peça única e exclusiva, que foi leiloada após a exposição. Ela vai ser relançada nos próximos anos, com as mesmas características da ideia inicial”, adianta Samira. Hoje, a Jaime Lerner Design tem seis peças em seu portfólio, todas tendo o aço carbono como base – elas são assinadas e numeradas.
Sucesso de vendas, as miniaturas das peças de Jaime Lerner representam o primeiro degrau para quem deseja ter a experiência de exibir uma peça assinada pelo arquiteto-urbanista-designer. “Atualmente temos a chaise Urca e a cadeira Lua turca. Mas, ainda neste mês de março, lançaremos mais duas peças em miniatura, o banco W e a poltrona M”, adianta a empresária.
Expansão pelo Brasil
Quase cinco anos após sua criação, a marca está presente na Firma Casa, loja de design high-end em São Paulo, com o banco Toinoinoin, em edição limitada de 25 peças exclusivas nas cores amarelo e roxo. No Rio de Janeiro, o selo é representado pela galeria Gozto com um acervo de cinco peças: a chaise Urca, o banco W, o banco Toinoinoin, a cadeira Lua Turca e a poltrona M. Em Curitiba, os móveis são vendidos diretamente na representação nacional da Jaime Lerner Design.
Kátia d´Avillez é a responsável por essa meteórica expansão nos endereços mais estratégicos do segmento. A articuladora é um dos nomes que atua na reverberação tanto de novas apostas como de nomes consagrados, como o de Lerner.
A cada ano, a Jaime Lerner Design deve lançar entre uma e duas peças inéditas com design original do arquiteto. “Ainda temos muitos desenhos no acervo que precisamos desenvolver os protótipos. E pretendemos ter, ainda neste ano, móveis com materiais diferentes”, conta Samira.
Todo o conceito das novidades será ancorado nas premissas de Lerner, de um mobiliário descomplicado e com design simples, mas ao mesmo tempo escultural. “Acredito que, no futuro ,estaremos em expansão para o exterior, teremos linhas internas, externas e para áreas urbanas. Vamos manter intactos os muitos desenhos que o Jaime deixou. São móveis únicos e exclusivos”, finaliza a empresária.
Onde encontrar as peças da Jaime Lerner Design:
Jaime Lerner Design
Rua Bom Jesus, 76 – Juvevê (Curitiba/PR)
Firma Casa
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.487 – Jardim América (São Paulo/SP)
Herança Cultural
Rua do Curtume, 274 – Lapa de Baixo (São Paulo/SP)
Gozto
Beco do Boticário, 1 – Cosme Velho (Rio de Janeiro/RJ)
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: