Um em cada quatro curitibanos está apto a tirar cidadania italiana; via judicial pode encurtar o tempo de emissão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
pexels davide cacciatori 2066790 3762321
Monumento italiano em Piazza Venezia, na cidade de Roma. (Foto: Divulgação)

Mais de 25% da população curitibana pode tirar a cidadania italiana, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo de Curitiba. Em todo o território nacional, o reconhecimento das certidões ultrapassa 750 mil pedidos. O alto número de solicitações sofreu aumento de 300% de 2015 a 2019, um dos principais motivos pelo tempo de reconhecimento demorar em torno de oito anos. Este período pode variar dependendo do processo. Os caminhos mais procurados pelos descendentes são via presencial ou judicial. 

A duração pode cair para até dois anos por via judicial. Porém, o tempo pode ser encurtado com o apoio de uma empresa especializada. A advogada Isabella Siqueira, especialista em consultoria jurídica migratória na empresa curitibana Vicenza Cidadania, comenta que o processo por via judicial é significativamente mais rápido que o via consulado, que pode demorar mais de dez anos. A advogada também afirma que essa modalidade permite que todo o grupo familiar entre no mesmo processo, dividindo custos e agilizando a obtenção da cidadania.

Outra opção para obter a certidão italiana é por meio do processo administrativo presencial, que exige do requerente residir na Itália durante todo o processo e apresentar um contrato de locação monitorado pela guarda civil italiana, o Vigile. É uma das maneiras mais rápidas de adquirir a cidadania, com o processo concluído entre três e seis meses.

Matheus Reis, fundador da io.Gringo, empresa especializada na obtenção da cidadania italiana que possui escritórios no Brasil e na Itália, comenta sobre as vantagens de tirar o documento. “Obter a dupla cidadania traz diversas vantagens, como possibilidade de trabalho e estudo no exterior, segurança para a família e para os descendentes e entrada nos Estados Unidos”.

Apesar do processo via judicial ter o objetivo de facilitar e diminuir o tempo de espera, cada cliente passa por uma emissão individual, o que pode variar o tempo para a obtenção da cidadania de uma pessoa para a outra. É fundamental que o requerente esteja atento aos detalhes do processo, seja qual for a via escolhida.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.