Japonês, ícone da arquitetura mundial, irá participar do Vivapark Navegantes, bairro com o mesmo conceito projetado por Jaime Lerner em Porto Belo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
larbre blanc credit iwan baan photo 5454
O projeto de Sou Fujimoto L’Arbre Blanc, na França, é inspirado em uma árvore. As muitas varandas ajudam a promover a vida ao ar livre e permitem um novo tipo de relacionamento entre os moradores. (Foto: Divulgação).

A cidade de Navegantes, no litoral Norte de Santa Catarina, será a primeira da América Latina a ter um projeto assinado pelo arquiteto e urbanista Sou Fujimoto. O anúncio  foi feito pela Vokkan, empresa de desenvolvedora imobiliária que cria ecossistemas urbanos e será responsável pelo Vivapark Navegantes, um novo bairro parque projetado no Litoral norte catarinense. A área total do empreendimento deve chegar a 3 milhões de m² e contará com todas as diretrizes de sustentabilidade que caracterizam os projetos da companhia. “Assim como fizemos em Porto Belo, o Vivapark Navegantes terá todos os atributos de sustentabilidade que nos levaram a ser referência global na certificação LEED. O projeto está em fase final de desenvolvimento e certamente será um marco não apenas para a cidade, mas para o estado todo” afirma Monica Volaco, vice-presidente da Vokkan.

Considerado um dos gênios da arquitetura contemporânea, Sou Fujimoto atua no projeto em parceria com outros dois renomados escritórios brasileiros o FGMF, de São Paulo e VOO, de Santa Catarina. O time de arquitetos desenvolve a primeira etapa do empreendimento já contemplando urbanismo e incorporações a partir de soluções arquitetônicas inovadoras, focadas na integração com a natureza que resultem em espaços conectados, vibrantes e sustentáveis. “Os arquitetos japoneses são reconhecidos mundialmente por suas experimentações na arquitetura e o Sou Fujimoto é, simplesmente, brilhante. Ele reinventa as noções de interior e exterior e faz uma relação muito interessante entre a arquitetura, o verde e o ambiente do entorno. ” afirma Roderjan Volaco, presidente da Vokkan. 

grands 8 1
O renomado arquiteto tem projetos em todo o mundo. A Casa da Música Húngara conta com uma estrutura de cobertura perfurada por diversos vãos de luz. (Foto: Divulgação).

A relevância de Sou Fujimoto para o futuro das cidades é reconhecida mundialmente. O arquiteto foi o escolhido para criar o plano diretor da Expo 2025, o maior evento global de inovação, que acontecerá no Japão entre abril e outubro do próximo ano. Mais de 200 países de todos os continentes e um público de mais de 20 milhões de pessoas devem participar do evento cujo tema será “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”. Com uma obra extensa e diversos prêmios, Fujimoto se destaca por projetos espetaculares como “Casa da Música Húngara”, na Hungria, “Garden in a Box”, na China, “Pavilhão Serpentine Gallery 2013”, na Inglaterra,” Shiroiya Hotel” e “House N”, no Japão; “L’Arbre Blanc”, França; “Miami Design District”, nos Estados Unidos, entre muitos outros.

Criado em 1999 por colegas da FAU-USP, o escritório FGMF atua com o propósito de produzir arquitetura contemporânea, sem restrições ao uso de materiais e técnicas construtivas diversas, além de também investigar a relação entre a arquitetura e o homem em diversas escalas. Com mais de 100 prêmios internacionais e 140 nacionais, é o primeiro escritório brasileiro a fazer parte do Architects Directory da revista britânica Wallpaper, que apresenta anualmente os 30 mais talentosos do mundo, além de ser o único brasileiro premiado no WAN Awards 21 for 21, que elegeu os 21 jovens líderes da arquitetura do século XXI. O escritório FGMF atua também em países como Portugal, Grécia, Vietnã e Equador e tem projetos publicados em mais de 40 países.  

O escritório catarinense VOO completa o seleto time de arquitetos envolvidos no projeto. Com 26 anos de atuação e uma equipe de mais de 50 profissionais, o VOO atua de forma integrada em engenharia, design e arquitetura e vem ganhando destaque por desenvolver projetos arquitetônicos voltados para pessoas em harmonia com o entorno dos empreendimentos. O escritório é capitaneado pelos sócios Jonatan Welter, Mairo Volkmann, Diego Borges, Julian Ricardi e Fernanda Petri e já tem obras assinadas em diferentes cidades brasileiras e também na Europa.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.