Imagens impressionantes: vulcão entra em erupção e mobiliza autoridades
As imagens de um vulcão em erupção na Islândia circularam na internet nesta quinta-feira (4). O vulcão está localizado próximo ao Aeroporto Keflavik, na Islândia. Após a erupção, as autoridades passaram a realizar o monitoramento da região O acontecimento despertou o fascínio de pessoas que estavam próximas.
- Leia também:
Segundo o governo, o monitoramento do vulcão está sendo liderado pelo departamento de Proteção Civil e Gerenciamento de Emergências da Islândia, juntamente com o Escritório Meteorológico e a Universidade da Islândia. Os cientistas também estão na área com helicópteros da Guarda Costeira para avaliar a situação.
O vulcão Fagradalsfjall, entrou em erupção na tarde da última quarta-feira (3). O Escritório Meteorológico da Islândia instruiu as pessoas a ficarem longe da área. Porém algumas pessoas se arriscaram e chegaram próximas ao local.
“Acabei de chegar ao vulcão … minha mente está completamente explodida, é uma loucura. A última coisa que eu teria imaginado esta manhã quando acordei seria estar de pé e olhando para isso… é tão bonito.”,
disse um espectador à Associated Press.
A erupção, classificada como uma fissura vulcânica, está ocorrendo a cerca de 16 quilômetros do Aeroporto Internacional de Keflavik e a cerca de 32 quilômetros da capital do país, Reykjavik. Na manhã desta quinta-feira (4) , o aeroporto permaneceu aberto e operacional.
“Atualmente, não houve interrupções nos voos de e para a Islândia e os corredores de voos internacionais permanecem abertos”,
disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado .
De acordo com os especialistas, uma fissura vulcânica geralmente não resulta em grandes explosões ou dispersão significativa de cinzas na estratosfera.
“A erupção segue intensa atividade sísmica nos últimos dias. É considerado relativamente pequeno e devido à sua localização, há pouca ameaça para áreas povoadas ou infraestrutura crítica”
disse o Ministério das Relações Exteriores.
Veja vídeo do vulcão em erupção:
*As informações do Washington Post