Deputados derrubam veto do governador e permitem que PR receba lixo de outros estados

por Valeska Macedo
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 27 jul 2022, às 19h26. Atualizado às 20h01.

Os deputados estaduais derrubaram um veto do governador Ratinho Júnior (PSD), que trata da alteração as regras dos aterros sanitários. A derrubada acaba permitindo que o Paraná receba lixo de outros estados. Os parlamentares decidiram pela derrubada na segunda-feira (25), em sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

A sessão contou com 51 deputados: 13 votaram a favor da manutenção do veto, 29 optaram por derrubá-lo. 12 parlamentares não se pronunciaram. Marcel Micheletto (PL), líder do governo, optou pela opção de derrubar o veto parcial.

Quando o governador vetou este trecho, ele justificou que se tratava de “resíduo classificados como perigosos e de difícil tratamento”. Mas, diante do novo posicionamento dos deputados, o Paraná poderá receber agora lixo industrial, tóxico e radioativo.

Depois do veto, o governador Ratinho Júnior emitiu uma nota oficial, dizendo que “respeita a independência dos poderes e entende que pontuais divergências da base de apoio são naturais ao processo democrático.”

A decisão dos parlamentares vai contra o parecer de todos os órgãos que se posicionaram sobre o assunto, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Paraná e Associação dos Engenheiros Ambientais.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

Mostrar próximo post
Carregando