O primeiro episódio do podcast ‘Made in Paraná’, que entrou no ar nas plataformas digitais nesta terça-feira (15), conta a história do presidente do Grupo Ric, Leonardo Petrelli (ouça abaixo). O programa tem como propósito conversar com quem move a economia do estado, e se tornar a vitrine do empreendedorismo paranaense.

leonardo petrelli podcast made in paraná
Leonardo Petrelli fala sobre avanços da comunicação no universo digital (Foto: Divulgação)

No episódio, Leonardo Petrelli fala sobre o DNA do Grupo Ric.

“O Grupo Ric tem uma grande missão de gerar desenvolvimento. Desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, este é o nosso grande projeto. E para gerar isso, a gente precisa ser um fomentador da criação dos ecossistemas que podem promover isso. E nada mais adequado do que gerar um ecossistemas com as forças que podem impulsionar a indústria do Paraná”, diz Petrelli.

Ainda, o empresário e presidente do Grupo Ric analisa a indústria da comunicação e a importância deste mercado no Paraná, que impacta também em setores da economia, política e outras áreas. Petrelli aborda o desenvolvimento digital e como ele causa mudanças no setor, que antes era monopólio das grandes empresas.

“Hoje, no mundo digital, as regras abriram. E para quem trabalha mais, quem for mais otimista, quem for mais desbravador, tem oportunidades. Eu costumo dizer aqui dentro, que estamos vivendo em um novo momento de criação dessa indústria e quem realmente estiver a fim de trabalhar, de acreditar nisso, vai ter o fruto. Hoje o Grupo Ric se transformou na maior oferta de audiência multiplataforma do Paraná pois nós fomos pioneiros em integrar esta audiência, em estar em todos os momentos, e é uma nova jornada, entendendo esse novo espectador, essa nova audiência”, explica ele.

O primeiro episódio do podcast já está disponível nas plataformas digitais, como o Spotify (clique aqui e ouça), e no Youtube (assista abaixo).

Ouça o episódio do Made in Paraná na íntegra:

O podcast ‘Made in Paraná’

O programa ‘Made in Paraná’ será apresentado pela jornalista Rafaela Moron, com participação de Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná, a agência de desenvolvimento do governo paranaense. Com episódios quinzenais, o podcast dá visibilidade aos empresários do estado.

made in paraná podcast
Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná, e Leonardo Petrelli (Foto: Grupo Ric)

O próximo episódio trará o depoimento de Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, uma das maiores empresas brasileiras do setor de cosméticos e beleza.

O Made in Paraná é uma iniciativa do Ric Business Hub, vertical de conteúdo e negócios do Grupo Ric criado para valorizar a força empreendedora que impulsiona o desenvolvimento do Paraná.

As entrevistas destacam empresários e líderes dos setores da indústria e de serviços, que compartilham suas trajetórias, desafios e conquistas, trazendo histórias reais de quem constrói o Paraná todos os dias.

Os convidados são nomes de relevância estadual e nacional, que representam organizações fundamentais para o crescimento do Paraná. Cada episódio é um mergulho nas experiências de quem transforma ideias em negócios e obstáculos em oportunidades.

Made in Paraná valoriza empreendedorismo local (Foto: Grupo Ric)

Vitrine para o empreendedorismo

Para Eduardo Bekin, a produção de um programa como o Made in Paraná é muito importante porque ele fortalece a Marca Paraná. “Estimulamos as empresas e os empresários a olharem o Paraná como marca e a associarem o valor dessa marca à existência de uma gente maravilhosa que gosta de trabalhar, que vem se capacitando, e fazendo com que nos tornemos referência econômica nacional e internacional”.

Ric Business Hub

Ric Business é um hub de comunicação, mídia e eventos que se dedica especialmente ao mercado B2B, direcionado para atrair empresários e empresas, criando um ambiente propício para a interação e troca de ideias entre profissionais que estão no topo de suas áreas de atuação, explica Ivete Azzolini, diretora de Conteúdo, Produto e Convergência do Grupo Ric.

O Ric Business Hub reúne todos os veículos de comunicação do Grupo Ric, abrindo espaço para as notícias corporativas e os projetos crossmedia e criando oportunidades de investimento para seus anunciantes. Entre esses projetos, estão a cobertura de economia e negócios feita pelo TOPVIEW Business/WTC Curitiba e o portal Grands por Bessa, assinado pelo jornalista Reinaldo Bessa, com grande experiência no jornalismo de personalidades do estado.

Sobre o Grupo Ric

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. 

Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RICtv Record Curitiba, RICtv Record Maringá, RICtv Record Londrina e RICtv Record Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida. 

Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Daniela Borsuk

Editora-chefe

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.

Daniela Borsuk é editora-chefe do portal RIC.com.br. Formada pela PUC-PR, tem pós-graduação em Jornalismo Digital e cursos voltados à gestão e liderança. Trabalha com jornalismo hard news desde 2016. Atualmente se dedica a matérias das editorias de Segurança, Política, Cultura, Serviços e cobertura de casos de repercussão.